23 de mai. de 2013

Inclusão das novas tecnologias na Escola e na Igreja


Palestrantes: Djanira Alves Fernandes, Paloma Luíza, Rita Simão da Silva
                       Membros da 2ª Igreja Batista de Mossoró

Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 23/05/2013


Para entender que o uso das novas tecnologias no dia a dia nos beneficia de forma positiva, tratemos sobre os bons e maus pontos da era da informação.

As tecnologias móveis propiciaram o uso abrangente do conhecimento, facilitando o aprendizado, entretenimento, ajudando a construir novas amizades e contatos profissionais. Mesmo que governos ainda não administrem de modo consciente e ético, a internet representa uma ligação imediata com o que ocorre em quase todo o mundo, de forma mais rápida em relação aos meios tradicionais de comunicação como rádio e TV.

Para se ter noção da amplitude, redes sociais como Facebook são usadas para marcar eventos familiares, grandes movimentações em caráter de protesto e difundir idéias interessantes mesmo em meio a um oceano de futilidades.

As várias religiões do globo, tratam hoje de um retrocesso não acompanhar essas transformações das relações humanas.

Nas Igrejas Protestantes, o uso das tecnologias já é bem difundido. Cada Igreja possuí site, blog ou alguma fanpage nas redes sociais. Divulgar eventos e propostas se torna decisivo na missão de disseminar o Evangelho.

O papa Francisco fala que "O panorama comunicativo converteu-se pouco a pouco, para muitos, em um ambiente vital, uma rede onde as pessoas se comunicam e ampliam os horizontes dos seus contatos e relações".

O pontífice ressaltou que a Igreja Católica deve assumir como papel no mundo da comunicação, por meio do diálogo "com os homens e as mulheres de hoje, para compreender as suas expectativas, as suas dúvidas e esperanças". "Na atual era da globalização, estamos assistindo ao aumento da desorientação, da dificuldade para trabalhar relações profundas", disse.

Francisco disse que, por isso, é importante que a Igreja Católica saiba dialogar, "entrando também nos ambientes criados pelas novas tecnologias, nas redes sociais, para tornar visível" a sua presença.

O advento e a popularização da comunicação de massa no século XIX - com jornais e livros - e no século XX - cinema, rádio e TV - ofuscaram os modelos sociais de distribuição de informação que haviam prevalecido durante séculos.

'As pessoas passaram a obter informações das mídias de massa e não mais de seus amigos, em um processo de mão única, sem interação', diz Tom Standage, autor do livro "Writing on the Wall - Social Media, The first 2.000 Years" (Escrevendo no Mural - Mídias Sociais, Os primeiros 2 mil anos, em tradução livre), afirma que redes sociais como o Facebook e Twitter podem ser as últimas encarnações de uma prática que começou por volta do ano 51 a.C, na Roma Antiga.

Segundo Standage, Marco Túlio Cícero, filósofo e político romano, teria sido, junto com outros membros da elite romana, precursor do uso de redes sociais.

'Tablet de cera' usado na Roma Antiga
O autor relata como Cícero usava um escravo, que posteriormente tornou-se seu escriba, para redigir mensagens em rolos de papiro que eram enviados a uma espécie de rede de contatos.

Estas pessoas, por sua vez, copiavam seu texto, acrescentavam seus próprios comentários e repassavam adiante.

Na última década, a internet abriu caminho para o renascimento das plataformas sociais de comunicação que, para o autor, se tornaram tão eficientes que passaram a competir com as mídias de massa.

Agora o grande desafio das grandes organizações de mídia é gerar conteúdo de mão dupla, porque já sabem que o de mão única foi uma anomalia histórica que não funciona mais'.

Para Standage, sua obra reflete que o ser humano, independentemente da época em que vive, nutre o desejo profundo de se conectar e compartilhar ideias e impressões com outras pessoas.

'Este desejo é construído nos nossos cérebros. A tecnologia vai e vem, mas a natureza humana continua a mesma'.

Fonte:  G1
           Terra
         
          

22 de mai. de 2013

Oficina de Flores

Tema: Flores para Mamãe
Data: 22/05/2013
Horário: 17:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz

Apresentamos aos professores o conhecimento para novas práticas manuais, para que eles passassem aos seus alunos, e criar flores em papel sulfite, margaridas, bico de papagaio, crisântemo, dentre outras.

17 de mai. de 2013

Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Tema: Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie.
Palestrantes: Franklin Holanda e Kleber Felix de Morais -
                      Agentes de proteção pública/ Vara da Infância do Judiciário
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00 h
Data: 17/05/2013

A proteção e o refúgio está nas coisas e pessoas que gostamos. Entretanto, quando não temos quem nos ame, na infância e na adolescência, continuamos com a necessidade por respostas, naturais do ser humano, sejam de onde vierem ou de quem. Por isso, a comunidade precisa proteger um patrimônio sem medida, a nossa juventude, dos aliciadores e exploradores do sexo. Uma forma melhor de entender isso, está em compreender como o problema é antigo:


He-man e os Mestres do Universo, desenho da década de 1980, já tratava o problema do abuso sexual e tantos outros com lições ao final de cada episódio, de forma a abranger conscientização. Mas e quando lições não bastam? Quando ninguém conhecido ajuda a resolver? A comunidade escolar neste Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual é recebida, para ouvir formas de tratar a questão, como envolver-se em ambientes sadios, buscando ajudar aqueles que precisam se desvencilhar de um ambiente familiar conturbado pelo abuso, mesmo que por um único período do dia. Não deixar de falar para pessoas que te respeitam, principalmente se você já for adulto e quiser expressar alguma violência na juventude. Procure um psicólogo, pois todo acompanhamento profissional é importante para superar os traumas. Os nossos males podem ser muitos, mas não suficientes para acabar com nossa vontade de viver. 




Assista o video acima, que é bastante recomendado para educadores e pessoas que desejam o bem de uma criança ou adolescente abusado ( a ) sexualmente.

Diferença entre exploração e abuso sexual


A exploração e o abuso sexual se caracterizam como violência sexual. A diferença está no fato de que na exploração sexual, há uma utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos. Quase sempre existe a participação de um aliciador (a), pessoa que lucra intermediando a relação entre a criança/adolescente e o usuário ou cliente. É caracterizada também pela produção de materiais pornográficos (vídeos, fotografias, filmes, sites da internet). A exploração sexual é muito freqüente em cidades turísticas, portuárias e de entroncamentos rodoviários, além de áreas de garimpos.

Estão envolvidos na exploração sexual, os usuários (clientes), aliciadores e uma rede composta de pessoas que obtêm lucros secundários com esse “comércio”, como: motoristas de táxi, caminhoneiros, donos de hotéis e boates, familiares, entre outros. Justamente por haver tantas pessoas envolvidas, torna-se difícil combater essa prática. O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90, prevê no seu art. 244-A uma pena de quatro a dez anos de reclusão e multa para quem submeter criança ou adolescente à exploração sexual.

O abuso sexual é a prática de atos sexuais com crianças ou adolescentes mediante violência ou grave ameaça. O abuso pode ser caracterizado através dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor. Ambos são considerados pela lei como hediondos e têm as penas de seis a dez anos de reclusão.

Fonte: Cedeca

Links para denúncia: Defesa Social
                  

16 de mai. de 2013

Aula de Campo: Visita ao IBAMA

Tema: A Caatinga
Palestrantes: Walter Feijó de Oliveira
                      Gerente do IBAMA Regional de Mossoró-RN

Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 16/05/2013

Interpretar o mundo, expressar emoções, trabalhar cooperativamente, perceber o outro, exercer a cidadania, sensibilizar-se com a vida e com a natureza são alguns dos propósitos das Aulas de Campo, que têm como principal objetivo levar o aluno a maiores possibilidades de conhecimento através da vivência. Quanto mais aulas de campo, mais surpreendente são as respostas dos alunos, que de modo alegre e espontâneo absorvem os ensinamentos e plenificam a realização profissional do educador. Promovemos nesta atividade ações que visem à valorização da Caatinga, sensibilizando a comunidade escolar sobre a importância e fragilidade desse bioma.


10 de mai. de 2013

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

Previna-se sempre que sair para se divertir. Use camisinha.
Tema: HPV - Causas, sintomas e tratamento

Palestrantes: Karla Kandisse Costa Freire, Fabrícia Rodrigues da Silva, Leny Irís Carvalho Sampaio
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00
Data: 10/05/2013

Antes de falarmos sobre doença falemos sobre prevenção. Vários métodos contraceptivos podem ser usados para evitar problemas de saúde ao namorar. Conheça alguns clicando aqui

O HPV uma dentre as várias doenças sexualmente transmissíveis, e é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus. Saiba mais sobre o que é essa doença e como se prevenir abaixo:


Em relação ao câncer de colo do útero, a cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.

O Ministério da Saúde anunciou que incorporará a vacina contra o papilomavírus (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Já em 2014, meninas de 10 e 11 anos receberão as três doses necessárias para a imunização.

Conheça outras DSTs:


Sífilis secundária. 

Sífilis - Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta)
com surgimento de lesão nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.


A transmissão sexual pode ser prevenida através do uso de preservativos. A transmissão através da gravidez pode ser prevenida através do diagnóstico durante o pré-natal das gestantes, que devem ser tratadas assim que estabelecido o diagnóstico.

As lesões iniciais são contagiosas e devem ser examinadas com luvas.

É importante iniciar o tratamento o mais cedo possível, porque com a progressão para a sífilis terciária, os danos causados poderão ser irreversíveis, nomeadamente no cérebro.

Gonorréia - O contágio pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.  No parto normal, se a mãe estiver infectada, ou por contaminação indireta se, por exemplo, uma mulher usar artigos de higiene íntima de uma amiga contaminada (evento considerado raro). Há casos raros de contágio em vasos sanitários, se houver um ferimento proeminente na vulva feminina, ou no pênis e por contágio através de uso de artefatos contundentes ou agulhas infectadas. Mulheres grávidas com gonorreia correm riscos de perder o feto.

Utiliza-se a azitromicina e uma série de outros antibióticos, mas há preferência às medicações ministradas em doses únicas assistidas, ou seja, o paciente toma o remédio na frente do médico. A penicilina benzatina usada no passado já não mata mais a bactéria que gera essa doença.

Use camisinha, mesmo que o tratamento seja simples, barato e disponível gratuitamente na maioria dos postos de saúde, toda doença deve ser prevenida.

Ao não ser tratada, a gonorreia pode atingir vários órgãos. Nos homens, a infecção alcança o testículo e o epidídimo (canal que coleta e armazena os espermatozóides produzidos pelo testículo) e pode causar infertilidade. Nas mulheres, chega ao útero, às trompas e aos ovários e provoca um processo inflamatório que, além da infertilidade, é responsável por uma complicação grave, às vezes, fatal, chamada doença inflamatória da pélvis.

Tricomoníase – Causada pelo protozoário do gênero Trichomonas Donne, atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens. É incomum, mas possível, o comprometimento mais extenso no sexo masculino.

Para evitar este tipo de doença, deve-se melhorar as condições higiênicas, usar preservativos no ato sexual e evitar usar roupas que não sejam de uso próprio. Qualquer corrimento anormal que apareça é importante consultar um médico que fará os exames necessários para diagnosticar a doença. O médico solicitará uma amostra da secreção da vagina ou do pênis. O material é semeado em meios de cultura ou examinado imediatamente após a coleta, pois passado algum tempo os trofozoítos podem perecer, dificultando o exame fresco ou não se reproduzindo na cultura. Para tratar a tricomoníase, geralmente usa-se o fármaco metronidazol (Flagyl).

Conjuntivite causada pela clamídia
Clamídia - O contágio pela bactéria Chlamydia trachomatis provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos (obstruções com dilatação), infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade. Pode ser facilmente tratada e curada com antibióticos. Todos os parceiros sexuais devem ser avaliados, testados e tratados. Pessoas com clamídia devem abster-se de intercurso sexual até que elas e seus parceiros sexuais estejam completamente curados, do contrário a infecção pode ocorrer novamente. Ter múltiplas infecções de clamídia pode colocar a mulher sob alto risco de complicações reprodutivas, incluindo infertilidade nas mulheres.


AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um vírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções. Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos, que atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos, as nossas defesas, e o surgimento de vesículas avermelhadas (bolhas concentradas em vermelhidão) na pele.

Fonte: Portal da Saúde
Imagens: Wikipédia
               G1

8 de mai. de 2013

Resgatando a Fauna e a Flora da Caatinga: Palestra com a UERN

Palestrantes: Ismael Fernandes de Melo e José Walter da Silva
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 08/05/2013

O único bioma exclusivamente brasileiro de um patrimônio biológico que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta é ameaçado pela sua equivocada e histórica determinação popular de terra improdutiva e seca. Abrigando 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas, a Caatinga (do tupi ka'a [mata] tinga [branca] que significa mata branca). Para entender melhor sobre o assunto os professores de meio ambiente do CEMAD - UERN, Ismael Fernandes e José Walter atentaram sobre o convívio respeitoso do homem com o semi-árido.



Principais características da Caatinga


Fauna em harmonia:  As aves representam o grupo animal com maior número de espécies registradas. São 510 espécies, das quais 15 são endêmicas e 20 estão ameaçadas de extinção, como o jacu verdadeiro e o urubu-rei. A Caatinga ainda guarda muitos segredos sobre a sua fauna, como no caso dos anfíbios, grupo que tem como habitat ambientes úmidos, e que desenvolveram adaptações morfológicas e fisiológicas que lhes permitem sobreviver maiores períodos sem água. Algumas das estratégias dos anfíbios são procurar abrigo em bromélias, escavar e enterrar-se em solos e só sair após as primeiras chuvas, reprodução rápida e explosiva no período chuvoso.

A proteção da fauna está diretamente ligada à proteção dos ambientes. As matas ciliares, por exemplo, são os locais de reprodução de muitos animais, como os répteis e anfíbios, e vêm sendo devastadas. Uma das menores espécies de crocodilianos, o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), que chega a 1,5 m de comprimento, habita as margens dos riachos e é endêmica da Caatinga. No grupo dos répteis destaca-se a variedade de lagartos, como o camaleão (Iguana iguana) e o teju (Tupinambis tequixim).

Adaptações das plantas: Para sobreviver ao período seco do ano, as espécies vegetais da caatinga desenvolveram estratégias como xerofilia (tolerância a seca), microfilia (folhas pequenas) ou transformadas em espinhos para evitar a perda de água, suculência e presença de raízes tuberosas para armazenamento de água, o que permite a rebrota da planta mesmo após longos períodos de falta de água ou mesmo intervenções humanas.

Transição entre o período seco e chuvoso na Caatinga, um dos fenômenos mais interessantes desse bioma
Aroeira (Myracroduon urundeuva); cumaru (Amburana cearensis); Ipê roxo (Tabebuia impetiginosa)

Medidas urgentes



A preservação é um tema antigo mas pouco valorizado. De forma descuidada a prevenção é esquecida, e atitudes de caráter emergencial se mesclam a uma despreocupação histórica típica do Brasil. É essencial entender a importância da flora e da fauna brasileira para o benefício moderado da sociedade, pois a industrialização maciça nega uma oferta natural presente desde do princípio da vida: aquela de que a natureza provém tudo que precisamos, e sua degradação tem efeitos a curto prazo (e não mais a longo prazo, como se pensava). Solução sempre há. Extensas campanhas governamentais e não governamentais, como projetos de arborização de plantas em extinção, e o aumento das reservas animais aperfeiçoam a intenção, porém, enraizar na cultura é mais eficiente. Metas anuais de conscientização, com pesquisa dos efeitos dessa educação, são feitos e devem ser melhorados, com incentivo público a arborização urbana. É também responsabilidade nossa não permitir que os animais virem contos do folclore e sejam preservados.

Fonte: acaatinga

Vídeo: Youtube

2 de mai. de 2013

A Caatinga


Tema: A Caatinga
Data: 02 e 03/05/2013
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Responsáveis: Direção, supervisão, professores.


Anteriormente acreditava-se que a caatinga seria o resultado da degradação de formações vegetais mais exuberantes, como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica. Essa crença sempre levou à falsa ideia de que o bioma seria homogêneo (sem grande diversidade), pobre em espécies e sem separações da fauna por alagamentos ou isolamentos naturais, por exemplo, estando pouco alterada ou ameaçada, desde o início da colonização do Brasil, tratamento este que tem permitido a degradação do meio ambiente e a extinção em âmbito local de várias espécies, principalmente de grandes mamíferos, cujo registro em muitos casos restringe-se atualmente à associação com a denominação das localidades onde existiram.

Para aperfeiçoar a capacidade em identificar as plantas de nossa região, as turmas do Infantil ao 5º ano expuseram individualmente, painéis sobre a diferença na paisagem da caatinga ao longo das estações, pinturas, dançaram ao som de "Asa Branca - Luiz Gonzaga"  dentre outras atividades que visaram aumentar a conscientização de preservação da nossa flora.






29 de abr. de 2013

Teste de Avaliação - Pé Plano e Pé Cavo

Tema: Teste do Pezinho
Data: 29/04/2013
Horário: 08:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Responsáveis: Direção, Supervisão, Professores da Ed. Infantil e Estagiárias da UNP em Fisioterapia 

Recebemos Ruth costa, Talita Teixeira, Maria Rita Câmara e Lindomar Alencar, estagiárias de Fisioterapia para avaliar a estrutura óssea do pé dos alunos do Infantil I e II . Os dados colhidos serão usados para aplicar atividades físicas, visando corrigir qualquer problema se necessário, melhorando a saúde e o bem estar. 

O teste do pezinho tornou-se obrigatório a partir 2011. Doenças detectadas no teste têm o tempo como fator crucial no tratamento pois, o exame diagnostica quatro patologias metabólicas e genéticas: a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Fibrose Cística, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.

A fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito podem ocasionar uma Deficiência Intelectual enquanto que a fibrose cística, a anemia falciforme causar prejuízos à qualidade de vida do bebê. Por este motivo, é essencial que se realize o exame para diagnóstico precoce na primeira semana de vida da criança, após 48 horas do nascimento, e com o limite máximo de até o 5º dia de vida.

Algumas doenças detectadas no teste têm o tempo como fator crucial no tratamento e na qualidade de vida da criança, que necessitará de alimentação especial e cuidados bastante específicos.

Tipos de pé:




O pé cavo é aquele que possui o arco bem acentuado e curvo. Já o pé chato, toca quase que por inteiro o chão, com um formato plano. Detalhes simples que podem gerar lesões, caso a pessoa não saiba.

Supinação é o movimento inverso da pronação. Enquanto na pronação a planta do pé se vira para fora, na supinação a planta do pé se vira para dentro.

Com o pé fixo no chão, a supinação pode se traduzir pela descarga de peso no bordo lateral e aumento do arco da parte de dentro do pé (oposto do pé chato). Crianças correm sempre, e a forma como elas pisam influência na sua formação óssea.

Da mesma forma com que um pé pode não ser pronado, mas pronar na corrida, o pé pode não ser supinado, mas supinar.

Um pé excessivamente supinado imediatamente antes do contato com o solo pode favorecer a ocorrência de entorses do tornozelo.

A sustentação do peso corporal na corrida com o pé supinado exercerá uma carga maior sobre a região lateral do pé e alterará a distribuição desta força no restante do aparelho locomotor podendo aumentar o risco de ocorrência de algumas lesões.

Lesões comuns aos pés:


- Pé cavo: pisa em dois apoios, o calcâneo e o ante pé. Portanto, tende a ter dores nessas regiões e tendinites na lateral (tendões fibulares);

- Pé chato: geralmente tem tendinite do lado de dentro no tendão tibial posterior e muitas vezes pode causar a barra óssea, uma deformação que bloqueia a flexibilidade dos pés.

Ambos se tratados na infância curam com palmilha e fisioterapia, mas nos casos crônicos ou sem resposta ao tratamento conservador, é preciso uma investigação médica. Com a persistência do problema, algumas pessoas passam por uma cirurgia corretiva do pé.

Além disso, o uso de tênis adequados pode ajudar na prevenção e tratamento de problemas. Com a finalidade de corrigir os excessos de pronação e de supinação que os diferentes tipos de pés apresentam, o calçado pode dispor de funcionalidades que visam diminuir o esforço muscular, evitar a dor e diminuir a ocorrência de lesões graves. Ir a um ortopedista é ideal para avaliar problemas de forma conclusiva.

Fonte: G1
           Globo Esporte
           Run and Care

22 de abr. de 2013

Apresentação do Xingu com a professora Edilene

Os alunos do 4º B, fizeram uma apresentação do dia do índio com referência ao filme Xingu , que foi passado para eles no laboratório de informática, e assim fizeram as demostrações com comidas tipicas e pinturas pelo corpo.



19 de abr. de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil

"Um país se faz com homens e livros" 

Monteiro Lobato

José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.

No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário, promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.

Morou na república do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o "Cenáculo" e mandou artigos para um jornalzinho de Pindamonhangaba, cujo título era o mesmo daquela república de estudantes.

Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.

Viveu um tempo como fazendeiro e foi editor de sucesso. Mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917. 

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma data em homenagem a Monteiro Lobato que foi um dos principais autores da Literatura Infanto Juvenil Brasileira.

Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.






Fonte: Brasil.gov

Carnaval Fora de Época







Tema: Ritmos Carnavalescos
Sub-tema: Carnaval é Alegria
Data: 19/04/2013
Horário: 08:00 às 11:20
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz



Marchinhas:


A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

É um estilo musical importado para o Brasil, que descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e viva. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917.

Frevo:


O Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecido pela UNESCO, que protege os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Axé:


O Axé, ou axé music, é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos.

No entanto, o termo Axé é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é Axé, pois lá há o Samba-reggae, representado principalmente pelo Bloco Afro Olodum, o Samba de Roda, o Ijexá - tocado com variações diversas por bandas percussivas de blocos afro e Pagode produzido por algumas bandas, e um variação do frevo.

Samba:


O samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, possui uma forma na qual a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano. Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo), sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.

Fonte: Wikipédia

5 de abr. de 2013

Semana da Páscoa



Tema: O Verdadeiro Significado
Data: 05/04/2013
Horário: 09:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz



Matzá, pão sem fermento utilizado na comemoração da Páscoa.
O Pessach (Páscoa, em Hebraíco) serve como uma conexão entre o povo judeu e sua história. Antes do início da festa, os judeus removem todos os alimentos fermentados (chamados chametz) de seus lares e os queimam. Não é permitido permanecer com chametz durante a Pessach. Os objetos de chametz são escondidos, e outros, passíveis de descarte, como carnes derivadas de animais mortos por qualquer meio que não o sacrifício ritual, carne de porco, camarão, lagosta, todos os frutos do mar, peixes que não possuem escamas, carne com sangue, e qualquer alimento que misture carne com produtos de origem láctea, como manteiga, leite e queijo, são exemplos. Os utilizados para cozinhar passam pelo fogo, e os de comidas frias passam pela água. É proibido realizar qualquer trabalho depois de meio-dia, ainda que um judeu possa permitir que um não judeu realize esse trabalho.

A festa de Pessach é antes de tudo uma festa familiar, onde é realizado um jantar especial chamado de Sêder de Pessach. A história do Êxodo do Egito é narrada, e se faz as leituras das bençãos, da Hagadá (contendo a história da libertação do povo de Israel do Egito), de parábolas e canções judaicas. Durante a refeição, come-se pão ázimo, pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo e ervas amargas.

Sêder de Pessach Placa 
Acredita-se que a Ultima Ceia, episódio da partilha de Jesus com os apóstolos, tenha ocorrido pouco antes da Páscoa.

Os costumes pagãos ao Cristianismo, como o coelho e dos ovos, foram assimilados pela cultura mundial posteriormente, virando a festa comercial que vemos hoje em dia. 

Comemorar esses acontecimentos é lembrar a liberdade de culto, a partilha do diálogo, e o alimento espiritual que Bíblia nos oferece através da sua lição secular.





Fonte: Wikipédia

21 de mar. de 2013

Semana da saúde: Palestra sobre Gravidez na Adolescência




 
Tema: Gravidez na adolescência
Palestrante: Carla Candice Freitas
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00 h
Data: 21/03/2013


A concepção de uma criança é uma das mais importantes heranças humanas. Um bebê não representa simplesmente um novo membro, de fofura e graça para desfilar o orgulho da vida. Representa mudança, construção de caráter e determinante melhora no tratamento pessoal. Cuidar de uma criança significa olhar para si mesmo e para o outro. Uma experiência que para ser gratificante é preciso evitar uma educação relegada somente aos vizinhos, a escola, e priorizar a nossa casa, a instituição primordial da vida.

Expressar sua experiência de vida, mostrar os prós e os contras e acontecimentos de um relacionamento, norteia o jovem a não tomar atitudes impensadas. Sexo não é tabu e precisa ser tratado com franqueza na família.

As meninas precisam de um cuidado especial, pois elas são as maiores vítimas da desinformação, muitas vezes tendo de subentender fatos sem realmente entender como funcionam os métodos anticoncepcionais. Métodos contraceptivos existem muitos, por isso, é importante que as mulheres tenham sempre a orientação de um médico antes de optar por um, até porque a escolha do método vai depender da saúde da paciente, da idade e até mesmo do parceiro.

Por exemplo, para a mulher que esquece de tomar a pílula com frequência, uma boa opção é a injeção anticoncepcional, que é aplicada no músculo e pode ser mensal ou trimestral. De acordo com os médicos, além de proteger a mulher da gravidez, os injetáveis diminuem a intensidade das cólicas menstruais, previnem anemia e podem ser usados da adolescência à menopausa, sem pausas. Porém, esses contraceptivos podem causar retenção de líquido, aumentar as varizes e diminuir a libido da mulher.

Conheça os métodos contraceptivos:












E se o bebê vier?


Após a notícia bombástica de que um neto está a caminho, é muito comum os pais dos jovens "grávidos" se desesperarem por não acharem os filhos capazes de cuidar, emocional e financeiramente, do bebê a caminho. Até certo ponto, faz sentido. No entanto, os avós devem resistir ao ímpeto de se responsabilizar, desde cedo, por todos os cuidados com a criança.

Se começarem a resolver tudo pelos adolescentes, estarão impedindo-os de aprender e amadurecer com a experiência. "A primeira coisa que eu sugiro aos avós é buscar uma visão positiva da situação, já que não há mais como remediar. Isso facilita na tomada de decisões, pois todos estarão mais equilibrados", afirma a psicoterapeuta Thaís Petroff Garcia, da ABPC (Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva).

Replanejar a rotina com os futuros pais é uma medida importante, mais do que recriminá-los ou mesmo tentar puni-los pelo ocorrido. "Os pais devem questionar o que os dois adolescentes acham que deve ser mudado a partir de agora para se prepararem para a chegada do bebê e o que precisará ser alterado, na rotina dos dois e do resto da família, depois que a criança nascer. Podem dar opiniões e orientar, mas devem ter em mente que as decisões são sempre do casal."

Os núcleos familiares dos futuros pais devem fazer um esforço de aproximação. Afinal, a criança que vai nascer será para sempre um elo entre eles. "Se as duas famílias estiverem juntas, haverá uma base mais sólida para se enfrentar todos os desafios que surgirem. É saudável que se mobilizem para facilitar a vida do jovem casal tanto quanto possível", declara o psicoterapeuta Oswaldo Martins Rodrigues Junior, diretor do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade).

Fonte e imagens: G1
                            Mulher Uol
          

20 de mar. de 2013

Início da Semana da Saúde


Tema: Saúde na Escola
Sub-tema: Cuidando de mim, cuidando de nós.
Data: 20/03/2013
Horário: 08:00
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz








A escola pública a cada dia se distancia do objetivo de transformar, para funcionar dentro de um burocrático sistema já estabelecido. A publicidade educacional, seja ela na TV ou na escola é ineficaz se a pratica não for igualmente importante. Portanto, alimentação e esporte devem reduzir a valorização dos eletrônicos, cada vez mais atrativos e fáceis nesta geração de excessos em consumo.


Abertura
  • Sala 1 - Palestra: Alimentação Saudável - Profª Solange.
  • Sala 2 - Movimentos do Corpo e Brinquedos Cantados - Amanda Tavares - Estagiária de Ed. Física.
  • Sala 3 - Atividades Recreativas - Tiago Fernandes Estagiário de Ed. Física.
  • Sala 4 - Palestra: Higiene Corporal - Profª Cleide.
  • Sala 5 - Atividades Físicas - Pular cordas - Profª Jaciara.
  • Pátio Coberto - Manuseio de frutas - Preparação de salada de frutas e degustação.






15 de mar. de 2013

Mini Sarau Literário - Dia da Poesia

Data: 15/03/2013
Horário: 09:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Público Alvo: Alunos do Infantil ao 5º Ano
Responsáveis: Direção, Supervisão e Professores




O mini sarau promove a interação das crianças, com a criação de poesias próprias, e a leitura de trechos de poetas consagrados. Porque apresentar poesias para crianças? Incentivar o senso crítico e criativo sobre o mundo, é fundamental para qualquer um. A juventude, uma fase de sublimes descobertas, não só merece como deve ter seus principais desejos e anseios expressos, assim aprimorando leitura e escrita.



Fonte: ocponline
           portalctb

13 de mar. de 2013

Palestra Dia da Poesia

Com a finalidade de mostrar a poesia no cotidiano escolar e divulgar o dia da poesia na escola, enfocando a poesia popular mossoroense, Genildo Costa (Presidente da POEMA (poetas e prosadores de Mossoró) e Caio César (Editor da fundação Vinght-Un Rosado) realizaram uma palestra para toda comunidade escolar.


11 de mar. de 2013

CF 2013: Palestra sobre Fraternidade e Juventude



Palestrantes: Benedita Mesquita da Silva e Edna Góis Bay
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00 h
Data: 11/03/2013


Evangelizar, hoje, é uma via de mão dupla. Para iniciar a semana a Pastoral da Família apresenta uma palestra sobre a necessidade de compreensão da realidade dos jovens, para acolhe-los com a riqueza de suas diversidades. Saem de cena os “públicos” ou “destinatários”, e entram os “interlocutores”. Os interlocutores da evangelização são pessoas que, numa relação dialogal, se enriquecem pela troca de experiências. Portanto, “escutando e compreendendo os gritos e clamores dos jovens, a Igreja é chamada não somente a evangelizar, mas também a ser evangelizada na atualidade”. Torna-se imprescindível, cada vez mais, caminhar com os jovens e refazer com eles a experiência de Jesus. Na prática, isso significa que “nas atividades pastorais com a juventude, faz-se necessário oferecer canais de participação e envolvimento nas decisões, que possibilitem uma experiência autêntica de corresponsabilidade, de diálogo, de escuta e o envolvimento no processo de renovação contínua da Igreja. Trata-se de valorizar a participação dos jovens nos conselhos, reuniões de grupo, assembleias, equipes, processo de avaliação e planejamento”.


9 de mar. de 2013

Palestra sobre cuidados com a voz



Tema: Técnica para Uso Correto da Voz em Sala de Aula
Palestrante: Moisés Alburquerque - Jornalista
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 07:30 às 11:30
Data: 09/03/2013

Somos acostumados a usar nossa voz sem o cuidado necessário com sua preservação. Moisés Alburquerque, jornalista da TCM, estendeu seu conhecimento sobre hábitos para orientar professores, supervisores e gestores sobre o uso correto da nossa fala. A precaução e atenuamento de doenças precisa ser o foco de todo profissional ao usar extensivamente a voz como meio de comunicação.


Entenda como a voz é produzida:

 






Aquecimento vocal:

 


Antes de tudo é importante saber a diferença de gritar e falar. Constantemente o ato de falar alto é confundido com falar num tom audível. Gritar não só é exagero, como aumenta as tensões diárias que acumulamos. Não alivia e nem ameniza os problemas. Por isso, o bom uso da voz passa pela forma como você a treina para resistir a longos períodos de uso, com exercícios de dicção.

No dia a dia:

 

Alongue o corpo, pescoço, ombros, mas tudo levemente, pra não se machucar ou tensionar o corpo. Beber água em temperatura normal (nem quente e nem fria) é essencial para manter a garganta molhada e não dar prejudicar as cordas vocais. O ar condicionado também causa o ressecamento da garganta e do corpo, portanto beba água durante todo o tempo que estiver exposto.

Fonte das imagens: G1
                                 

8 de mar. de 2013

Comemoração do Dia da Mulher

Em qualquer idade,sinta-se mulher.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Contudo, lembrar da forma como as mulheres estão transformando a sociedade, é destacar sua indispensável parcela de responsabilidade pela flexibilidade nas grandes corporações, no lar e outros segmentos do dia a dia. A mulher, tende a ser mais preocupada com o consenso, corre menos riscos financeiros e mais riscos pessoais. 

Por isso cuidar das nossas mães, irmãs, e filhas é exercitar o diálogo. Romper as ultrapassadas barreiras sexistas, melhora as relações que temos uns com os outros. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres.

Feliz Dia Internacional da Mulher!






6 de mar. de 2013

Palestra sobre a Dengue

Tema: Combatendo a Dengue
Palestrante: Jaílson Martins de Souza
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 06/03/2013


A Dengue, um inimigo tão antigo quanto persistente, reside nos domicílios por uma questão cultural e as vezes ousada de não praticar a prevenção. Dos bairros periféricos aos mais abastados, a rejeição a visita de agentes de saúde prejudica campanhas imensas e desperdiça dinheiro público. Oferecemos agora, informação, colaborando com o material apresentado na palestra realizada hoje por Jaílson Martins de Souza, professor de Ciências da Escola Municipal Dinarte Mariz.

Aprenda a reconhecer a dengue




A pior situação, segundo o governo, ocorre em Mato Grosso do Sul. Enquanto em todo o país a incidência de casos é de 105,5 para cada grupo de 100 mil habitantes, no começo deste ano no estado a taxa subiu para 1.677,2 casos a cada 100 mil habitantes. "A mensagem principal é de alerta. É verão e a transmissão ocorre em todos os estados. Temos que redobrar a atenção", disse Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.








Prevenção



A responsabilidade na nossa casa e no nosso bairro é essencial para a saúde de toda a população. Para tanto, orientamos:
  • Nunca deixe cisternas, caixas d'água, baldes ou outros recipientes que guardam água descobertos.
  • Pneus, garrafas quebradas, pedaços de bacias e qualquer coisa abandonada que possa armazenar água parada, deve ser imediatamente removida, com destino correto, como o lixo reciclado.
  • Nunca crie ou conserve larvas do mosquito da dengue em casa.
  • Trocar a água não descarta as larvas! Para eliminar as larvas e os mosquitos, utilize um inseticida natural: a borra de café. Coloque em jardins e hortas, misture na terra dos vasos e coloque nos recipientes que normalmente acumulam água. Ao ingerir o extrato da borra, a larva e o mosquito ficam intoxicados, matando-os. Mas não se esqueça, a borra de café deve ser renovada de sete em sete dias.
  • Coloque sempre desinfetante nos ralos exteriores e interiores pouco utilizados.
  • As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada).
  • Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.
  • Evite cultivar plantas aquáticas.
  • Troque diariamente a água dos bebedouros dos seus animais e lave, também diariamente, os recipientes.
  • Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avise imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Fontes: