9 de mar. de 2013

Palestra sobre cuidados com a voz



Tema: Técnica para Uso Correto da Voz em Sala de Aula
Palestrante: Moisés Alburquerque - Jornalista
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 07:30 às 11:30
Data: 09/03/2013

Somos acostumados a usar nossa voz sem o cuidado necessário com sua preservação. Moisés Alburquerque, jornalista da TCM, estendeu seu conhecimento sobre hábitos para orientar professores, supervisores e gestores sobre o uso correto da nossa fala. A precaução e atenuamento de doenças precisa ser o foco de todo profissional ao usar extensivamente a voz como meio de comunicação.


Entenda como a voz é produzida:

 






Aquecimento vocal:

 


Antes de tudo é importante saber a diferença de gritar e falar. Constantemente o ato de falar alto é confundido com falar num tom audível. Gritar não só é exagero, como aumenta as tensões diárias que acumulamos. Não alivia e nem ameniza os problemas. Por isso, o bom uso da voz passa pela forma como você a treina para resistir a longos períodos de uso, com exercícios de dicção.

No dia a dia:

 

Alongue o corpo, pescoço, ombros, mas tudo levemente, pra não se machucar ou tensionar o corpo. Beber água em temperatura normal (nem quente e nem fria) é essencial para manter a garganta molhada e não dar prejudicar as cordas vocais. O ar condicionado também causa o ressecamento da garganta e do corpo, portanto beba água durante todo o tempo que estiver exposto.

Fonte das imagens: G1
                                 

Nenhum comentário: