6 de mar. de 2013

Palestra sobre a Dengue

Tema: Combatendo a Dengue
Palestrante: Jaílson Martins de Souza
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 06/03/2013


A Dengue, um inimigo tão antigo quanto persistente, reside nos domicílios por uma questão cultural e as vezes ousada de não praticar a prevenção. Dos bairros periféricos aos mais abastados, a rejeição a visita de agentes de saúde prejudica campanhas imensas e desperdiça dinheiro público. Oferecemos agora, informação, colaborando com o material apresentado na palestra realizada hoje por Jaílson Martins de Souza, professor de Ciências da Escola Municipal Dinarte Mariz.

Aprenda a reconhecer a dengue




A pior situação, segundo o governo, ocorre em Mato Grosso do Sul. Enquanto em todo o país a incidência de casos é de 105,5 para cada grupo de 100 mil habitantes, no começo deste ano no estado a taxa subiu para 1.677,2 casos a cada 100 mil habitantes. "A mensagem principal é de alerta. É verão e a transmissão ocorre em todos os estados. Temos que redobrar a atenção", disse Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.








Prevenção



A responsabilidade na nossa casa e no nosso bairro é essencial para a saúde de toda a população. Para tanto, orientamos:
  • Nunca deixe cisternas, caixas d'água, baldes ou outros recipientes que guardam água descobertos.
  • Pneus, garrafas quebradas, pedaços de bacias e qualquer coisa abandonada que possa armazenar água parada, deve ser imediatamente removida, com destino correto, como o lixo reciclado.
  • Nunca crie ou conserve larvas do mosquito da dengue em casa.
  • Trocar a água não descarta as larvas! Para eliminar as larvas e os mosquitos, utilize um inseticida natural: a borra de café. Coloque em jardins e hortas, misture na terra dos vasos e coloque nos recipientes que normalmente acumulam água. Ao ingerir o extrato da borra, a larva e o mosquito ficam intoxicados, matando-os. Mas não se esqueça, a borra de café deve ser renovada de sete em sete dias.
  • Coloque sempre desinfetante nos ralos exteriores e interiores pouco utilizados.
  • As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada).
  • Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.
  • Evite cultivar plantas aquáticas.
  • Troque diariamente a água dos bebedouros dos seus animais e lave, também diariamente, os recipientes.
  • Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avise imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Fontes:

Nenhum comentário: