29 de abr. de 2013

Teste de Avaliação - Pé Plano e Pé Cavo

Tema: Teste do Pezinho
Data: 29/04/2013
Horário: 08:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Responsáveis: Direção, Supervisão, Professores da Ed. Infantil e Estagiárias da UNP em Fisioterapia 

Recebemos Ruth costa, Talita Teixeira, Maria Rita Câmara e Lindomar Alencar, estagiárias de Fisioterapia para avaliar a estrutura óssea do pé dos alunos do Infantil I e II . Os dados colhidos serão usados para aplicar atividades físicas, visando corrigir qualquer problema se necessário, melhorando a saúde e o bem estar. 

O teste do pezinho tornou-se obrigatório a partir 2011. Doenças detectadas no teste têm o tempo como fator crucial no tratamento pois, o exame diagnostica quatro patologias metabólicas e genéticas: a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Fibrose Cística, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.

A fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito podem ocasionar uma Deficiência Intelectual enquanto que a fibrose cística, a anemia falciforme causar prejuízos à qualidade de vida do bebê. Por este motivo, é essencial que se realize o exame para diagnóstico precoce na primeira semana de vida da criança, após 48 horas do nascimento, e com o limite máximo de até o 5º dia de vida.

Algumas doenças detectadas no teste têm o tempo como fator crucial no tratamento e na qualidade de vida da criança, que necessitará de alimentação especial e cuidados bastante específicos.

Tipos de pé:




O pé cavo é aquele que possui o arco bem acentuado e curvo. Já o pé chato, toca quase que por inteiro o chão, com um formato plano. Detalhes simples que podem gerar lesões, caso a pessoa não saiba.

Supinação é o movimento inverso da pronação. Enquanto na pronação a planta do pé se vira para fora, na supinação a planta do pé se vira para dentro.

Com o pé fixo no chão, a supinação pode se traduzir pela descarga de peso no bordo lateral e aumento do arco da parte de dentro do pé (oposto do pé chato). Crianças correm sempre, e a forma como elas pisam influência na sua formação óssea.

Da mesma forma com que um pé pode não ser pronado, mas pronar na corrida, o pé pode não ser supinado, mas supinar.

Um pé excessivamente supinado imediatamente antes do contato com o solo pode favorecer a ocorrência de entorses do tornozelo.

A sustentação do peso corporal na corrida com o pé supinado exercerá uma carga maior sobre a região lateral do pé e alterará a distribuição desta força no restante do aparelho locomotor podendo aumentar o risco de ocorrência de algumas lesões.

Lesões comuns aos pés:


- Pé cavo: pisa em dois apoios, o calcâneo e o ante pé. Portanto, tende a ter dores nessas regiões e tendinites na lateral (tendões fibulares);

- Pé chato: geralmente tem tendinite do lado de dentro no tendão tibial posterior e muitas vezes pode causar a barra óssea, uma deformação que bloqueia a flexibilidade dos pés.

Ambos se tratados na infância curam com palmilha e fisioterapia, mas nos casos crônicos ou sem resposta ao tratamento conservador, é preciso uma investigação médica. Com a persistência do problema, algumas pessoas passam por uma cirurgia corretiva do pé.

Além disso, o uso de tênis adequados pode ajudar na prevenção e tratamento de problemas. Com a finalidade de corrigir os excessos de pronação e de supinação que os diferentes tipos de pés apresentam, o calçado pode dispor de funcionalidades que visam diminuir o esforço muscular, evitar a dor e diminuir a ocorrência de lesões graves. Ir a um ortopedista é ideal para avaliar problemas de forma conclusiva.

Fonte: G1
           Globo Esporte
           Run and Care

22 de abr. de 2013

Apresentação do Xingu com a professora Edilene

Os alunos do 4º B, fizeram uma apresentação do dia do índio com referência ao filme Xingu , que foi passado para eles no laboratório de informática, e assim fizeram as demostrações com comidas tipicas e pinturas pelo corpo.



19 de abr. de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil

"Um país se faz com homens e livros" 

Monteiro Lobato

José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.

No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário, promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.

Morou na república do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o "Cenáculo" e mandou artigos para um jornalzinho de Pindamonhangaba, cujo título era o mesmo daquela república de estudantes.

Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.

Viveu um tempo como fazendeiro e foi editor de sucesso. Mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917. 

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma data em homenagem a Monteiro Lobato que foi um dos principais autores da Literatura Infanto Juvenil Brasileira.

Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.






Fonte: Brasil.gov

Carnaval Fora de Época







Tema: Ritmos Carnavalescos
Sub-tema: Carnaval é Alegria
Data: 19/04/2013
Horário: 08:00 às 11:20
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz



Marchinhas:


A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

É um estilo musical importado para o Brasil, que descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e viva. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917.

Frevo:


O Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecido pela UNESCO, que protege os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Axé:


O Axé, ou axé music, é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos.

No entanto, o termo Axé é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é Axé, pois lá há o Samba-reggae, representado principalmente pelo Bloco Afro Olodum, o Samba de Roda, o Ijexá - tocado com variações diversas por bandas percussivas de blocos afro e Pagode produzido por algumas bandas, e um variação do frevo.

Samba:


O samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, possui uma forma na qual a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano. Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo), sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.

Fonte: Wikipédia

5 de abr. de 2013

Semana da Páscoa



Tema: O Verdadeiro Significado
Data: 05/04/2013
Horário: 09:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz



Matzá, pão sem fermento utilizado na comemoração da Páscoa.
O Pessach (Páscoa, em Hebraíco) serve como uma conexão entre o povo judeu e sua história. Antes do início da festa, os judeus removem todos os alimentos fermentados (chamados chametz) de seus lares e os queimam. Não é permitido permanecer com chametz durante a Pessach. Os objetos de chametz são escondidos, e outros, passíveis de descarte, como carnes derivadas de animais mortos por qualquer meio que não o sacrifício ritual, carne de porco, camarão, lagosta, todos os frutos do mar, peixes que não possuem escamas, carne com sangue, e qualquer alimento que misture carne com produtos de origem láctea, como manteiga, leite e queijo, são exemplos. Os utilizados para cozinhar passam pelo fogo, e os de comidas frias passam pela água. É proibido realizar qualquer trabalho depois de meio-dia, ainda que um judeu possa permitir que um não judeu realize esse trabalho.

A festa de Pessach é antes de tudo uma festa familiar, onde é realizado um jantar especial chamado de Sêder de Pessach. A história do Êxodo do Egito é narrada, e se faz as leituras das bençãos, da Hagadá (contendo a história da libertação do povo de Israel do Egito), de parábolas e canções judaicas. Durante a refeição, come-se pão ázimo, pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo e ervas amargas.

Sêder de Pessach Placa 
Acredita-se que a Ultima Ceia, episódio da partilha de Jesus com os apóstolos, tenha ocorrido pouco antes da Páscoa.

Os costumes pagãos ao Cristianismo, como o coelho e dos ovos, foram assimilados pela cultura mundial posteriormente, virando a festa comercial que vemos hoje em dia. 

Comemorar esses acontecimentos é lembrar a liberdade de culto, a partilha do diálogo, e o alimento espiritual que Bíblia nos oferece através da sua lição secular.





Fonte: Wikipédia

21 de mar. de 2013

Semana da saúde: Palestra sobre Gravidez na Adolescência




 
Tema: Gravidez na adolescência
Palestrante: Carla Candice Freitas
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00 h
Data: 21/03/2013


A concepção de uma criança é uma das mais importantes heranças humanas. Um bebê não representa simplesmente um novo membro, de fofura e graça para desfilar o orgulho da vida. Representa mudança, construção de caráter e determinante melhora no tratamento pessoal. Cuidar de uma criança significa olhar para si mesmo e para o outro. Uma experiência que para ser gratificante é preciso evitar uma educação relegada somente aos vizinhos, a escola, e priorizar a nossa casa, a instituição primordial da vida.

Expressar sua experiência de vida, mostrar os prós e os contras e acontecimentos de um relacionamento, norteia o jovem a não tomar atitudes impensadas. Sexo não é tabu e precisa ser tratado com franqueza na família.

As meninas precisam de um cuidado especial, pois elas são as maiores vítimas da desinformação, muitas vezes tendo de subentender fatos sem realmente entender como funcionam os métodos anticoncepcionais. Métodos contraceptivos existem muitos, por isso, é importante que as mulheres tenham sempre a orientação de um médico antes de optar por um, até porque a escolha do método vai depender da saúde da paciente, da idade e até mesmo do parceiro.

Por exemplo, para a mulher que esquece de tomar a pílula com frequência, uma boa opção é a injeção anticoncepcional, que é aplicada no músculo e pode ser mensal ou trimestral. De acordo com os médicos, além de proteger a mulher da gravidez, os injetáveis diminuem a intensidade das cólicas menstruais, previnem anemia e podem ser usados da adolescência à menopausa, sem pausas. Porém, esses contraceptivos podem causar retenção de líquido, aumentar as varizes e diminuir a libido da mulher.

Conheça os métodos contraceptivos:












E se o bebê vier?


Após a notícia bombástica de que um neto está a caminho, é muito comum os pais dos jovens "grávidos" se desesperarem por não acharem os filhos capazes de cuidar, emocional e financeiramente, do bebê a caminho. Até certo ponto, faz sentido. No entanto, os avós devem resistir ao ímpeto de se responsabilizar, desde cedo, por todos os cuidados com a criança.

Se começarem a resolver tudo pelos adolescentes, estarão impedindo-os de aprender e amadurecer com a experiência. "A primeira coisa que eu sugiro aos avós é buscar uma visão positiva da situação, já que não há mais como remediar. Isso facilita na tomada de decisões, pois todos estarão mais equilibrados", afirma a psicoterapeuta Thaís Petroff Garcia, da ABPC (Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva).

Replanejar a rotina com os futuros pais é uma medida importante, mais do que recriminá-los ou mesmo tentar puni-los pelo ocorrido. "Os pais devem questionar o que os dois adolescentes acham que deve ser mudado a partir de agora para se prepararem para a chegada do bebê e o que precisará ser alterado, na rotina dos dois e do resto da família, depois que a criança nascer. Podem dar opiniões e orientar, mas devem ter em mente que as decisões são sempre do casal."

Os núcleos familiares dos futuros pais devem fazer um esforço de aproximação. Afinal, a criança que vai nascer será para sempre um elo entre eles. "Se as duas famílias estiverem juntas, haverá uma base mais sólida para se enfrentar todos os desafios que surgirem. É saudável que se mobilizem para facilitar a vida do jovem casal tanto quanto possível", declara o psicoterapeuta Oswaldo Martins Rodrigues Junior, diretor do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade).

Fonte e imagens: G1
                            Mulher Uol
          

20 de mar. de 2013

Início da Semana da Saúde


Tema: Saúde na Escola
Sub-tema: Cuidando de mim, cuidando de nós.
Data: 20/03/2013
Horário: 08:00
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz








A escola pública a cada dia se distancia do objetivo de transformar, para funcionar dentro de um burocrático sistema já estabelecido. A publicidade educacional, seja ela na TV ou na escola é ineficaz se a pratica não for igualmente importante. Portanto, alimentação e esporte devem reduzir a valorização dos eletrônicos, cada vez mais atrativos e fáceis nesta geração de excessos em consumo.


Abertura
  • Sala 1 - Palestra: Alimentação Saudável - Profª Solange.
  • Sala 2 - Movimentos do Corpo e Brinquedos Cantados - Amanda Tavares - Estagiária de Ed. Física.
  • Sala 3 - Atividades Recreativas - Tiago Fernandes Estagiário de Ed. Física.
  • Sala 4 - Palestra: Higiene Corporal - Profª Cleide.
  • Sala 5 - Atividades Físicas - Pular cordas - Profª Jaciara.
  • Pátio Coberto - Manuseio de frutas - Preparação de salada de frutas e degustação.






15 de mar. de 2013

Mini Sarau Literário - Dia da Poesia

Data: 15/03/2013
Horário: 09:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Público Alvo: Alunos do Infantil ao 5º Ano
Responsáveis: Direção, Supervisão e Professores




O mini sarau promove a interação das crianças, com a criação de poesias próprias, e a leitura de trechos de poetas consagrados. Porque apresentar poesias para crianças? Incentivar o senso crítico e criativo sobre o mundo, é fundamental para qualquer um. A juventude, uma fase de sublimes descobertas, não só merece como deve ter seus principais desejos e anseios expressos, assim aprimorando leitura e escrita.



Fonte: ocponline
           portalctb

13 de mar. de 2013

Palestra Dia da Poesia

Com a finalidade de mostrar a poesia no cotidiano escolar e divulgar o dia da poesia na escola, enfocando a poesia popular mossoroense, Genildo Costa (Presidente da POEMA (poetas e prosadores de Mossoró) e Caio César (Editor da fundação Vinght-Un Rosado) realizaram uma palestra para toda comunidade escolar.


11 de mar. de 2013

CF 2013: Palestra sobre Fraternidade e Juventude



Palestrantes: Benedita Mesquita da Silva e Edna Góis Bay
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00 h
Data: 11/03/2013


Evangelizar, hoje, é uma via de mão dupla. Para iniciar a semana a Pastoral da Família apresenta uma palestra sobre a necessidade de compreensão da realidade dos jovens, para acolhe-los com a riqueza de suas diversidades. Saem de cena os “públicos” ou “destinatários”, e entram os “interlocutores”. Os interlocutores da evangelização são pessoas que, numa relação dialogal, se enriquecem pela troca de experiências. Portanto, “escutando e compreendendo os gritos e clamores dos jovens, a Igreja é chamada não somente a evangelizar, mas também a ser evangelizada na atualidade”. Torna-se imprescindível, cada vez mais, caminhar com os jovens e refazer com eles a experiência de Jesus. Na prática, isso significa que “nas atividades pastorais com a juventude, faz-se necessário oferecer canais de participação e envolvimento nas decisões, que possibilitem uma experiência autêntica de corresponsabilidade, de diálogo, de escuta e o envolvimento no processo de renovação contínua da Igreja. Trata-se de valorizar a participação dos jovens nos conselhos, reuniões de grupo, assembleias, equipes, processo de avaliação e planejamento”.


9 de mar. de 2013

Palestra sobre cuidados com a voz



Tema: Técnica para Uso Correto da Voz em Sala de Aula
Palestrante: Moisés Alburquerque - Jornalista
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 07:30 às 11:30
Data: 09/03/2013

Somos acostumados a usar nossa voz sem o cuidado necessário com sua preservação. Moisés Alburquerque, jornalista da TCM, estendeu seu conhecimento sobre hábitos para orientar professores, supervisores e gestores sobre o uso correto da nossa fala. A precaução e atenuamento de doenças precisa ser o foco de todo profissional ao usar extensivamente a voz como meio de comunicação.


Entenda como a voz é produzida:

 






Aquecimento vocal:

 


Antes de tudo é importante saber a diferença de gritar e falar. Constantemente o ato de falar alto é confundido com falar num tom audível. Gritar não só é exagero, como aumenta as tensões diárias que acumulamos. Não alivia e nem ameniza os problemas. Por isso, o bom uso da voz passa pela forma como você a treina para resistir a longos períodos de uso, com exercícios de dicção.

No dia a dia:

 

Alongue o corpo, pescoço, ombros, mas tudo levemente, pra não se machucar ou tensionar o corpo. Beber água em temperatura normal (nem quente e nem fria) é essencial para manter a garganta molhada e não dar prejudicar as cordas vocais. O ar condicionado também causa o ressecamento da garganta e do corpo, portanto beba água durante todo o tempo que estiver exposto.

Fonte das imagens: G1
                                 

8 de mar. de 2013

Comemoração do Dia da Mulher

Em qualquer idade,sinta-se mulher.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Contudo, lembrar da forma como as mulheres estão transformando a sociedade, é destacar sua indispensável parcela de responsabilidade pela flexibilidade nas grandes corporações, no lar e outros segmentos do dia a dia. A mulher, tende a ser mais preocupada com o consenso, corre menos riscos financeiros e mais riscos pessoais. 

Por isso cuidar das nossas mães, irmãs, e filhas é exercitar o diálogo. Romper as ultrapassadas barreiras sexistas, melhora as relações que temos uns com os outros. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres.

Feliz Dia Internacional da Mulher!






6 de mar. de 2013

Palestra sobre a Dengue

Tema: Combatendo a Dengue
Palestrante: Jaílson Martins de Souza
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 06/03/2013


A Dengue, um inimigo tão antigo quanto persistente, reside nos domicílios por uma questão cultural e as vezes ousada de não praticar a prevenção. Dos bairros periféricos aos mais abastados, a rejeição a visita de agentes de saúde prejudica campanhas imensas e desperdiça dinheiro público. Oferecemos agora, informação, colaborando com o material apresentado na palestra realizada hoje por Jaílson Martins de Souza, professor de Ciências da Escola Municipal Dinarte Mariz.

Aprenda a reconhecer a dengue




A pior situação, segundo o governo, ocorre em Mato Grosso do Sul. Enquanto em todo o país a incidência de casos é de 105,5 para cada grupo de 100 mil habitantes, no começo deste ano no estado a taxa subiu para 1.677,2 casos a cada 100 mil habitantes. "A mensagem principal é de alerta. É verão e a transmissão ocorre em todos os estados. Temos que redobrar a atenção", disse Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.








Prevenção



A responsabilidade na nossa casa e no nosso bairro é essencial para a saúde de toda a população. Para tanto, orientamos:
  • Nunca deixe cisternas, caixas d'água, baldes ou outros recipientes que guardam água descobertos.
  • Pneus, garrafas quebradas, pedaços de bacias e qualquer coisa abandonada que possa armazenar água parada, deve ser imediatamente removida, com destino correto, como o lixo reciclado.
  • Nunca crie ou conserve larvas do mosquito da dengue em casa.
  • Trocar a água não descarta as larvas! Para eliminar as larvas e os mosquitos, utilize um inseticida natural: a borra de café. Coloque em jardins e hortas, misture na terra dos vasos e coloque nos recipientes que normalmente acumulam água. Ao ingerir o extrato da borra, a larva e o mosquito ficam intoxicados, matando-os. Mas não se esqueça, a borra de café deve ser renovada de sete em sete dias.
  • Coloque sempre desinfetante nos ralos exteriores e interiores pouco utilizados.
  • As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada).
  • Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas.
  • Evite cultivar plantas aquáticas.
  • Troque diariamente a água dos bebedouros dos seus animais e lave, também diariamente, os recipientes.
  • Sempre que observar alguma situação que você não possa resolver, avise imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Fontes:

11 de dez. de 2012

Programa Segundo Tempo oferta oficina de biscoito artesanal

A E. M. Dinarte Mariz, em parceria com o programa Segundo Tempo, por meio do microcampo Geração de Renda, ofereceu, no dia 24/11/2012, uma oficina de biscoito artesanal à comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários). 
A oficineira foi a auxiliar de serviços gerais (merendeira) da escola,  Delvaneide Vieira da Silva, que afirmou ser o objetivo da oficina "capacitar a comunidade escolar e local em uma forma de gerar renda para si, contribuindo, assim, para a manutenção da família e para o crescimento econômico da comunidade".

Aqui alguns registros e a receita para quem quiser tentar em casa!





















10 de dez. de 2012

IV Mostra Cultural

Realizamos, no dia 01/12/2012, a IV Mostra Cultural da E. M. Dinarte Mariz. Foi um SHOW!!!
O tema trabalhado foi: Gonzagão - o legado de um ídolo nordestino. O evento contou com várias apresentações: danças diversas (asa branca, sala de reboco, linforme instravagante, xote das meninas, baião, mulher macho, sim, senhor!, cintura fina etc.); coral; encenação da música Ave Maria, crença do povo nordestino; exposição de objetos do sertão; e uma peça teatral: Na cabana do Gonzagão.

Vejam os registros abaixo!


Evento encerra atividades da escola

No dia 07/12/2012, a escola realizou um grande evento encerrando as atividades dos programas dos quais a escola é parceira: Mais Educação, Educarte, Escola Aberta, Mais Educação - Segundo Tempo e PROERD.
A solenidade constou de várias apresentações: danças coreografadas pelo grupo de dança da escola ExpressArt, com solo, dueto e formação - Mais Educação; flauta - Educarte; Karatê - Mais Educação; Leitura e canto de poesia natalina - Letramento do Mais Educação; exposição de jogos com objetivos - Matemática do Mais Educação; ritmos diversos com a banda fanfarra - Mais Educação; Teatro "Então é natal" - Educarte.
Além disso, houve as seguintes premiações: competição de xadrez; karatecas destaque 2012; campeonato interclasse municipal (masculino e feminino).
O grupo de dança ExpressArt apresentou, ainda, uma encenação natalina e foi feita a entrega dos certificados e a divulgação para a comunidade escolar e local do Prêmio Escola de Qualidade - edicão 2012 - ano-base 2011, no qual a escola se destacou com o segundo lugar.
Confiram os registros do momento!


Oficina de Calc: capacitando professores no Linux!

A equipe de professores e apoio pedagógico participou, no dia 27/11/2012, de uma oficina oferecida pela escola, em parceria com o NTE Jerônimo Rosado. A organização da capacitação foi da professora do laboratório de informática da escola, Socorro Souza, que convidou as formadoras Jaritza Menescal e Regina Veloso, do NTE - Núcleo Tecnológico Educacional, para ministrar a oficina.
Com o objetivo de capacitar os professores para o uso do Calc, de modo que possam criar suas planilhas e sistematizar seus dados na escola, facilitando, assim, sua vida profissional, a oficina ocorreu no NTE, localizado na E. E. Jerônimo Rosado.
Pelos comentários ouvidos, os participantes gostaram bastante! Mais importante: aprenderam muito!

Alguns registros!





Atividade com Luiz Gonzaga no Infantil I

A professora Valdise Brito, da turma Infantil I, realizou uma atividade com a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, neste dia 28/11, com o objetivo de desenvolver a percepção artístico-musical dos alunos.
A atividade, denominada Música e Ilustração, consistiu em ouvir  a música, analisando cada parte dela, oralmente. Em seguida, os alunos iam ouvindo as partes e ilustrando conforme as palavras que iam surgindo.
Foi uma atividade bastante prazerosa, segundo a professora, e o entusiasmo dos alunos foi visível.
Confiram algumas fotos!











6 de dez. de 2012

RESULTADO DO IV CONCURSO DE POESIA


O resultado do nosso IV Concurso de Poesia via blog, organizado pela professora do laboratório de informática Socorro Souza, foi divulgado neste dia 01/12/2012 durante a IV Mostra Cultural da escola. lembrando que o tema desse ano foi: Luiz Gonzaga: Rei do Baião, em homenagem ao centenário desse ídolo da cultura nordestina.
Vejam a premiação, os vencedores e seus poemas abaixo:



PREMIAÇÃO
1º lugar: MP4 - A15 - Felipe Dias Fernandes (doação do prefeito Manoel Cunha Neto - Souza) da cidade de Areia Branca)
2º lugar: celular - A19 - Clodomir Paulino da Silva Neto
3º lugar: pendrive - A23 - Geovanna Gabrielly Ribeiro da Silva





















POEMAS VENCEDORES

1º lugar - Código A15 - Felipe Dias Fernandes

Gonzagão - Gênio musical

Luiz Gonzaga cantou,
Encantando o Sertão,
Por sua letra e melodia,
Merece ser o Rei do Baião.

Um homem com simplicidade,
Era cantor e sanfoneiro,
Tinha muita humildade,
E era sempre verdadeiro.

Sua música expressava,
A cultura nordestina,
E fazia a alegria,
Da nossa festa junina.

Na Asa Branca ele falava,
Da injustiça e tristeza,
De sua árida terra,
Que tanto conhecia a pobreza.

Assim, Luiz Gonzaga,
Tornou-se um ídolo Nacional,
Graças a seu Pai Januário,
Tornou-se um gênio musical.

Compôs várias músicas de prestígio,
Como Asa Branca e Baião,
Apaixonando à quem ouvia,
Por sua rima e emoção.

Devemos homenagear,
Nosso querido Gonzagão,
Quando a sanfona ia tocar,
Alegrava a multidão.


 2º lugar - Código A19 - Clodomir Paulino da Silva Neto

O encontro de Patativa com Luiz Gonzaga na terra e no céu

Quando Gonzaga partiu
deixando muita saudade
além disso nos deixou
uma obra de verdade
arte encantada em versos
da nossa realidade.

E aqui ficaram muitos
os protestos do sertão
as músicas de Luiz
mostravam ingratidão
o Sul bem adiantado
e o Norte pedindo pão

Como ele também teve
que gritasse pela gente
cada um dava o que tinha
sabendo perfeitamente
que o poder daquele tempo
era forte e resistente.

O Nordeste sempre foi
a região desprezada
ao invés de vir recurso
é muito e explorada
quando vem alguma verba
chega bem debilitada.

Os dois chegando aqui
cada um foi pro seu lado,
porém batendo de frente
parecia combinado
um poeta, um canto
cada qual mais inspirado.

Chamou de triste partida
com a vírgula e ocasião
e o povo consagrou
o poeta do sertão
já Luiz bem conhecido
como o rei do baião.


 3º lugar - Código A23 - Geovanna Gabrielly Ribeiro da Silva
Luiz Gonzaga e sua história

O nascimento de Luiz Gonzaga
 foi cheio de amor,carinho e emoção
 pois sua mãe sabia que ele teria um bom coração.

Com seu chapéu de cangaceiro
e sua sanfona muito legal
ele se tornou no brasil
um grande astro musical.

No Rio de Janeiro em áreas
de prostituição ele começou a tocar
daí fechou um contrato com uma gavadora
e seu primeiro disco ele foi gravar.

Luiz Gonzaga do nascimento
foi um compositor muito amado
que fez bastante sucesso
com seus ritmos de baião e xaxado.

Suas músicas de maior sucesso são;
Baião de dois,Asa branca,Seridó;
Riacho do Navio,juazeiro
e qui nem Jiló.

Quando subia no palco
cantava com o coração
não é a toa que ele virou
o rei do baião.

Há 23 anos morreu
de uma parada cardiorrespiratória,
mas nada disso fez com que se acabasse
a sua grande história.