16 de out. de 2011

Escola estabelece parceria para abordar Meio Ambiente e Cidadania


Meio Ambiente é atualmente um tema bastante em voga em todos os setores da sociedade. Isso devido à necessidade de se repensar o modo como o homem vem agindo em relação à natureza e seus recursos e as consequências dessa ação, agora e no futuro. Na escola, sua discussão, voltada para a reflexão e formação, além de ser necessária, é imprescindível.
Por isso, a E. M. Dinarte Mariz vem buscando desenvolver diferentes atividades direcionadas ao meio ambiente, objetivando promover a conscientização ambiental de toda a comunidade escolar. Uma dessas ações é a parceria estabelecida com o Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-Árido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEMAD/UERN), através do projeto A educação ambiental e a construção de saberes no exercício da cidadania na escola pública, coordenado pelo Profº. Dr. Ramiro Camacho. Este projeto faz parte do programa Novos Talentos, financiado pela CAPES, e objetiva capacitar estudantes e professores das escolas públicas de Mossoró, localizadas ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, para a educação ambiental, fazendo-os multiplicar os conhecimentos construídos em seu entorno.
Participam do projeto professores, técnicos e alunos da UERN. A parceria dá-se com várias escolas públicas de Mossoró e o projeto desenvolve diversas atividades, tais como oficinas e visitas a áreas de preservação do semi-árido. Segundo o Profº. Dr. Ramiro, ao todo são ofertadas 9 oficinas. Algumas delas foram realizadas na escola neste sábado, dia 08/10/2011, por 12 participantes do projeto: oficinas para alunos, ministradas por estagiários da UERN, e para professores, ministradas pelos docentes da UERN. Na programação das oficinas, foram proferidas 3 palestras: a) “Biodiversidade: usos e conservação do RN”, com o Profº. Dr. Ramiro Camacho; b) “Educação Ambiental”, com o aluno do curso de Gestão Ambiental Joílson Marques; e c) História do rio Apodi-Mossoró, com o Profº. Ismael Fernandes de Melo. O que se espera é que os professores, depois de capacitados, possam desenvolver atividades interdisciplinares em sala de aula sobre a questão ambiental. Nas oficinas para os alunos, além das palestras, proferidas pelos oficineiros, os alunos também confeccionaram cartazes sobre a fauna e a flora do RN. O encerramento foi feito com música e entrega de certificados para os participantes.
No dia 22/10/2011, os participantes do projeto visitarão a Ponta do Tubarão em Macau.
 Vejam algumas fotos do evento!

Nenhum comentário: