30 de set. de 2009

Escola relembra tradições culturais através do Festival do Folclore!

No mês de agosto, as escolas dirigem sua atenção ao folclore. Como não podia deixar de ser, a Escola Municipal Dinarte Mariz também resolveu comemorar essa data, produzindo e executando um projeto coletivo sobre o folclore brasileiro.
Tendo como objetivo resgatar tradições e elementos da cultura popular brasileira, em especial a regional, os professores e os alunos desenvolveram várias atividades ao longo do mês, que culminaram com um evento realizado no sábado, dia 29/08, na sede da escola.
Com a presença de toda a comunidade escolar (inclusive pais e convidados), o evento contou com diversas atividades, tais como: exposição, nas salas, de ervas medicinais e de comidas típicas das diferentes regiões do Brasil; distribuição de chás; apresentação de danças e músicas folclóricas (Coco, Araruna, Parangolé), bem como de cantigas, parlendas e provérbios; dramatização de lendas e mitos do folclore brasileiro; interação dos alunos com o público, via adivinhações e trava-línguas; mostra de artesanato e de cordel; cartazes com informações sobre o folclore (conceito, características por região etc.).
Os alunos mostraram bastante interesse, tanto durante a pesquisa e o estudo nas salas de aula, como na divulgação das atividades, o que confirma a ideia de que ligar a escola à vida real do aprendente só traz benefícios para o processo ensino-aprendizagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

acredito que esse tipo de trabalho valoriza os nossos costumes e tradicoes e de certa forma resgata a identidade cultural do povo brasileiro.vocês estao de parabéns pela realização do evento.