12 de out. de 2009

Reciclagem de lixo tecnológico e inclusão digital: experiência educativa!

A Escola Municipal Dinarte Mariz ofereceu, com grande êxito, no dia 26/09, aos alunos do 8º e 9º ano e aos funcionários, uma manhã diferente, com palestra, exibição de vídeo informativo sobre lixo tecnológico e oficina de reciclagem lixo tecnológico. O evento, que também contou com a presença da professora Ieda Araújo, gerente de educação do município, teve como culminância uma exposição dos objetos e bijuterias produzidos pelos participantes: colar, brinco, chaveiro, porta-retrato, pulseira, entre outros, e um almoço.
Esta ação é parte de um dos muitos projetos da escola voltados à conservação e defesa do Meio Ambiente, Reciclando com o lixo tecnológico, realizada em parceria com o Projeto Ação Digital - PAD, da cidade de Russas - CE, que incentiva as políticas de inclusão digital, propondo-se a capacitar adolescentes de escolas públicas na área de informática. Teve como finalidade: a) educar e conscientizar a comunidade escolar, no sentido de reaproveitar o lixo tecnológico, composto, em sua maior parte, de materiais altamente tóxicos e não-biodegradáveis, de impacto ambiental bastante prejudicial; e, b) possibilitar a confecção de utensílios a partir de eletroeletrônicos, promovendo, com isso, o reaproveitamento sustentável desse tipo de lixo.
Uma das causas da escolha desse tema deve-se à necessidade de reeducar a clientela escolar com relação à alta quantidade de resíduos produzida pelo homem, cujos reflexos são visíveis na natureza. Aproximadamente 50% do material considerado lixo pode ser reaproveitado como matéria-prima na fabricação de um novo produto. Isto significa dizer que mais da metade do que costumamos chamar de lixo pode ser reutilizado ou reciclado. O que podemos, enquanto escola e sociedade, fazer para diminuir a produção exagerada de resíduos? Com esta oficina, além da conscientização ambiental, ocorre também a oportunidade de a escola dar um destino adequado ao lixo tecnológico socialmente produzido.


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