2 de dez. de 2011

Resultado do III Concurso de Poesia

No dia 17/11/2011, a escola divulgou o resultado do III Concurso de Poesia, cujo tema foi: Brasil, meu país! O objetivo, além de trabalhar o gênero poesia, foi incentivar o uso do blog como ferramenta pedagógica. O certame foi organizado pela prof. Socorro Souza, com o apoio irrestrito da equipe gestora e pedagógica da escola. A escola doou os prêmios para os 3 primeiros lugares.
Na entrega dos prêmios, estiveram presentes, encantando o público, o nosso sempre simpático e maravilhoso poeta Antonio Francisco Teixeira de Melo, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (lembrando que ele prestigiou as 3 edições do concurso); o poeta cearense Caio César Muniz, editor da Coleção Mossoroense e sócio-fundador da POEMA – Poetas e Prosadores de Mossoró; e o poeta Lindomarcos Faustino, escritor de poesia com vários livros publicados.
Foi uma tarde bastante aconchegante com a declamação de vários poemas pelos três poetas profissionais e os pequenos poetas vencedores. o 1º lugar ganhou um celular, o 2º recebeu um pendrive e o 3º, um livro de literatura infanto-juvenil. Vejam os vencedores abaixo, com seus respectivos poemas, e alguns registros do evento!

1º lugar: A3 - Felipe Dias Fernandes - 5º A
Brasil, país amado

Lindo és por natureza,
As praias fazem parte de tua
beleza.
Inúmeros pássaros a cantar,

Tens em seu território,
Clima e cultura diversificada.
Onde por muitas vezes,
calor e frio dividem a mesma
morada.

Pois o meu Brasil,
É um pais de clima tropical.
E também de diferentes costumes,
E manisfestação cultural.

No meu Nordeste lindo e amado,
Vive um povo forte e acolhedor.
Tem homen valente e macho,
E mulher de grande valor.

O Norte tem maior espaço
territorial,
E destaca-se pela paisagem
natural.
A floresta amazônica é sua
riqueza,
E por isso devemos prteservar
essa grandeza.

O Centro-Oeste tem três estados,
Em um deles está a capital do
Brasil.
E nessa bonita região,
Existem várias áreas de plantil.

O Sudeste tem prédios e
indústrias,
Que chegam a perder de vista,
Também tem o corcovado,
Que encanta o turista.

Por fim temos a região Sul,
Região onde quase nunca é quente,
Também tem povo que ganha seu
dinheiro,
Trabalhando manualmente.

2º lugar: A11 - Débora Regiane Melo Costa - 9º ano
Meu Brasil, meu país
Da sua história sou aprendiz
Meu Brasil lutador
País de muito amor.

Entre muitos paises e continentes,
O Brasil se destaca por causa da gente.
Povo guerreiro, bravo e conquistador,
País cheio de esplendor.

Terras lindas e preciosas,
Delas estou orgulhosa.
Pra sempre quero ter um país assim,
País que está dentro de mim.

Brasil, terra de felicidade e riquesas,
Terra bonita por natureza
Que mesmo diante das tristezas,
Não deixa de ter raras belezas.

3º lugar: A21 - Lucas Gabriel da Silva Ribeiro - 4º A

Povo do meu Brasil

Brasil, terras de todas as cores
povo forte, bravo, de muito amores.

Brasil, o meu Brasil
terra que eu amo.
De todas as raças,
de todos os sonhos.

o povo brasileiro não
se cansa de dizer
sou brasileiro
até morrer

Brasil, minha paixão
terra que eu amo
de todo coração

Nenhum comentário: