15 de mar. de 2010

ESCOLA PROMOVE INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES

A Escola Municipal Dinarte Mariz, preocupada com a inclusão digital dos seus alunos, encontrou uma forma de estimular o uso das ferramentas e softwares pedagógicos disponíveis nos computadores da escola: investir na capacitação dos seus docentes. Segundo a diretora, Odete Freire, muitos professores temem levar os alunos para o laboratório de informática, por não terem o domínio das máquinas.
Como solução, a escola resolveu oferecer capacitações continuadas aos professores e equipe de apoio pedagógico para o uso do Linux educacional e seus aplicativos, sistema operacional já instalado nos computadores da escola, como parte do programa do Governo Federal para promover a inclusão digital via software livre.
O primeiro encontro para esse fim deu-se no sábado passado, dia 13/03/2010, no laboratório de informática da escola: uma oficina sobre o editor de textos Writer, ministrada pela professora-formadora do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, Regina Coeli de Oliveira Veloso. O Writer (similar ao Word da Microsoft) faz parte do BrOffice, pacote de escritório livre, que pode ser baixado grátis da internet (http://www.broffice.org).
A oficina contou com um grande número de professores, equipe gestora e equipe de apoio pedagógico. Entre outros conteúdos, os participantes aprenderam a criar pastas, formatar textos, inserir imagens e tabelas no texto, bem como a executar tarefas úteis: copiar, colar, recortar, desfazer, refazer etc. Foi um sucesso!



Um comentário:

Regina disse...

Olá professores e equipe gestora, foi muito bom compartilhar este momento com vocês. A participação do grupo na oficina foi excelente e demonstrou empenho e interesse em dominar o aplicativo BrOffice Writer, observando sempre como utilizá-lo em suas tarefas pedagógicas. Vivemos um momento em que aprender deve ser uma tarefa contínua. Estar aberto para as novas possibilidades buscando sempre inovar são características requeridas ao perfil do profissional da atualidade.
Espero nos encontrarmos em outros momentos como este! Um abraço e sucesso!
Regina.