23 de out. de 2013
22 de out. de 2013
19 de out. de 2013
Treino para o exame de faixa
No dia 17 de Novembro, ocorrerá um exame de faixa para os nossos pequenos atletas da E.M. Dinarte Mariz. Aqui estão algumas fotos do ultimo treino:
18 de out. de 2013
Palestra sobre lixo e suas problemáticas
Tema: Coleta Seletiva
Palestrante: Helenilda Soares Albuquerque Moreira
Assistente Social (Coordenadora da Coleta Seletiva)
- Secretaria de Serviços Urbanos
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 18/10/2013
Palestrante: Helenilda Soares Albuquerque Moreira
Assistente Social (Coordenadora da Coleta Seletiva)
- Secretaria de Serviços Urbanos
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 18/10/2013
Participação no JERN's em Natal
A participação este ano nos Jogos Estaduais do Rio Grande do Norte foi excepcional. Antônio Joselânio Alves Faria, conquistou uma medalha de ouro e duas de prata na prova de ciclismo, enquanto Geovana Gabriela Ribeiro da Silva, uma Medalha de bronze no Xadrez.
9 de out. de 2013
Semana da Criança
Data: 09 a 11/10/2013
Horário: 08:00 às 11:20h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Tema: Criança: Animação e Vida
Quarta-feira 09/10
- Palestra com os Agentes de Trânsito
Secretária de Trâncito e Transporte
Palestrantes: Maribel Oliveira - Pedagoga
Isabela Cristiane - Agente de Trânsito
- Distribuição de Jogos Educativos
- Aula de Campo dos alunos do 5º Ano
com os agentes de Trânsito pelas principais ruas da cidade.
Quinta-feira 10/10
- Torneio de Futsal com os meninos
- Oficina de Beleza com as meninas
Sexta-feira 11/10
- Apresentações Culturais
- Sinhá Marreca - Infantil I e II
- Xaxado - 5º Ano
- The Voice
- Show das Poderosas
- Brincadeiras Diversas realizadas pelos professores do 4º período de Educação Física - UERN - Camila Carla Rocha Lima e Francimilly Moura Lopes
- Distribuição de Brindes e lancheiras
30 de set. de 2013
29 de set. de 2013
Paz no Trânsito
A semana do Trânsito contou com a apresentação dos alunos sobre a importância do respeito e harmonia em um ambiente não só automotivo, mas humano.
25 de set. de 2013
Palestra sobre alimentação saudável
![]() |
Barrinha de cereais: não é tão saudável quanto parece |
Palestrantes: Bruno Alexandre Chaves Ferreira
Monikelly Bezerra Mendes
Randízia Galvão da Silva
Géssica Halana Tavares Rodrigues
Helitânia Eufrásio de Azevedo
Magda Sulamitha dos Santos Silva
Talita Fernandes de B. Araújo
Daniella Martins Medeiros
Acadêmicos do Curso de
Nutrição/UNP
Sempre ouvimos que todo cuidado é pouco. De fato, as medidas que tomamos podem virar certa paranoia se não administrarmos aos poucos. Contudo, grande parte dos males nos alimentos derivam da industria de alimentos que busca o sabor irresistível e instantâneo, ao invés do saudável. Lembremos sobre o refinamento errado dos alimentos. O açúcar que consumimos foi um retrocesso na concepção do que realmente faz bem ao nosso corpo. Submetido a altas temperaturas e processos de esmagamento, resta o produto de rápida captação para o organismo, porém de pouco valor nutricional. Por isso, fica valendo a máxima: nem tudo que tem gosto bom, faz bem. Também não existe alimento perfeito. Barra de cereais, suco de frutas e até frango grelhado podem fazer mal. Para complementar a palestra realizada pelos Acadêmicos em Nutrição da UNP, vamos explicar o lado negativo dos alimentos ditos, saudáveis, e daremos 60 dicas simples de como melhorar seus hábitos alimentares.
Algumas verdades
Não é de hoje que a geração saúde tem propagado uma cultura de refeições saudáveis, nas quais alguns alimentos têm se tornado verdadeiros salvadores da pátria.
Comer muitas frutas, verduras e legumes; trocar carne vermelha pela branca; substituir refrigerantes por sucos naturais e abusar das fibras. Tudo isso virou uma espécie de mantra dos nutricionistas. Mas todo alimento, por mais saudável que possa parecer, tem seus aspectos negativos. Em outras palavras, comer bem pode fazer mal.
Tudo depende de alguns fatores que vão além dos alimentos em si. A própria saúde da pessoa, caso debilitada de alguma maneira, pode transformar mocinhos em vilões. Até um inofensivo suco de laranja, receita caseira muito popular contra gripes e resfriados, ganha status de inimigo quando ingerido por pessoas com estômago frágil, refluxo ou dentes sensíveis.
Frutas cítricas
Lado bom – Elas são baratas e fáceis de encontrar. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas fortalecem o sistema imunológico e também ajudam a emagrecer. Suas fibras possuem uma característica especial, são fibras solúveis que agem como uma espécie de gel no estômago e absorvem parte da gordura ingerida por outros alimentos. Isso evita que acabem absorvidas e armazenadas em regiões indesejáveis do corpo, como a barriga.
Lado negativo – “Frutas cítricas têm muita acidez e podem causar sensibilidade excessiva nos dentes”, afirma a nutricionista Lúcia Helena Lista Bertonha, do Conselho de Nutricionistas de São Paulo. Essa acidez também pode causar ou agravar problemas no aparelho digestivo, como azia, refluxo gástrico e estomatite. Quem faz tratamento com medicações fortes está mais sujeito aos efeitos da acidez. Alguns estudos sugerem ainda que as frutas cítricas tenham relação com crises de enxaqueca.
Barras de cereais
Lado bom – As barras de cereais caíram no gosto popular pela praticidade. São fáceis de transportar e cumprem bem o papel das refeições intermediárias, como lanches da manhã ou da tarde.
Lado negativo – Por serem feitas a partir de cereais, as barrinhas são tidas como fontes de fibras, necessárias para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Mas a quantidade de fibras por barra não é tão expressiva assim. “É recomendado ingerir 25 gramas diárias de fibras”, afirma Lúcia Helena. Mas uma barra tem apenas 1 grama, em média. “O farelo de aveia é uma opção mais interessante, pois uma colher de sopa tem 3 gramas de fibras solúveis, que ajudam a absorver a gordura dos alimentos”, sugere a nutricionista.
Chás
Lado bom – Eles são substitutos interessantes para o café. O chá de camomila, por exemplo, pode ser ingerido à noite, antes de dormir para embalar o sono. Já o chá de boldo tem propriedades que auxiliam o funcionamento do fígado.
Lado negativo – Os chazinhos levam a fama de serem inofensivos, mas não podem ser ingeridos de qualquer jeito. “Alguns chás escuros possuem cafeína e podem interferir no sono e na absorção de cálcio pelo organismo”, afirma Fabiana Sigristi Bertti, nutricionista do Hospital Bandeirantes.
Frango grelhado
Lado bom – No mundo das carnes, não há nada que leve mais fama de mocinho que o frango grelhado. Ele consegue ter valores nutricionais muito semelhantes ao da carne vermelha, mas é menos calórico e tem menos gordura.
Lado negativo – O fato do frango ter menos gordura não significa que ele seja livre de gordura. “A carne do peito tem menos gordura que as coxas e outras extremidades do frango”, afirma Fabiana. Também é importante retirar a pele antes de grelhar o alimento, caso contrário a gordura será derretida e absorvida pelo restante da carne. “Isso dá maciez ao alimento, mas o torna menos saudável”, diz.
Leite
Lado bom – Apontado como uma das principais fontes de cálcio, o leite é recomendado para prevenção de osteoporose, especialmente entre mulheres. O leite é rico também em proteínas e ajuda na manutenção dos músculos.
Lado negativo – Além das pessoas intolerantes à lactose, quem sofre de problemas renais deve ser cauteloso com o alimento. Isso por causa de suas proteínas, que podem dificultar ainda mais o funcionamento dos rins.
Clique a seguir para saber mais dicas sobre alimentação:
17 de set. de 2013
Oficina de Alimentação Sustentável
Tema: Alimentação Sustentável: Uma Alternativa Educativa
Oficineiras: Sandra Carla de Queiroz Bezerra
Solange Pereira de Góis - professoras da Escola Municipal Dinarte Mariz
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 18:00h
Data: 17/09/2013
Oficineiras: Sandra Carla de Queiroz Bezerra
Solange Pereira de Góis - Professoras da Escola Municipal Dinarte Mariz
Oficineiras: Sandra Carla de Queiroz Bezerra
Solange Pereira de Góis - professoras da Escola Municipal Dinarte Mariz
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 18:00h
Data: 17/09/2013
Oficineiras: Sandra Carla de Queiroz Bezerra
Solange Pereira de Góis - Professoras da Escola Municipal Dinarte Mariz
15 de set. de 2013
Karatê e Cidadania
![]() |
Juliana Jordânia (1) |
"A gente começou o projeto do Karatê, devido ao cunho pedagógico da modalidade. Pensando na indisciplina dos alunos. Antes tínhamos um índice de reprovação muito alto, que chegava aos 40%, provocado principalmente, pela indisciplina. O karatê foi fundamental para a mudança comportamental, já que a disciplina faz parte de suas regras básicas e os alunos têm aprendido com isso" comenta a diretora da Escola Municipal Dinarte Mariz, Odete Batista da Costa Freire ao caderno Domingo, do Jornal de Fato.
Devido a outros programas e atividades desenvolvidas como aulas de xadrez, futsal, dança e teatro o índice de aprovação de 60% em 2009 cresceu para 98,7% e a evasão escolar na unidade caiu para zero, contando com 100% dos alunos alfabetizados.
A Escola Municipal Dinarte Mariz atingiu média 2,4 no Ideb, já em 2011, o índice aumentou para 5,5, ficando acima da média nacional e da meta prevista para 2021.
"O que mais nos orgulha é ver esses meninos chegarem a competições como a nacional, e se destacarem entre atletas que têm todo aparato para estar ali, enquanto os nossos alunos mal têm seus kimonos. Vemos atletas que tem acompanhamento com nutricionista, vários equipamento para treino, e mesmo assim Juliana Jordânia conquistou o ouro, esses meninos trouxeram o bronze", enfatiza a diretora.
E as aulas de karatê que antes eram restritas apenas aos estudantes matriculados na Escola Municipal Dinarte Mariz, agora durante três dias da semana são abertas para moradores da comunidade.
Tudo começou porque durante os treinos ela percebeu que muitos jovens subiam o muro da escola para ficar assistindo às aulas. "Vendo isto, eu decidi convidá-los para descer do muro, entrar pelo portão principal, para participar dos treinos. A ideia deu certo e hoje temos um bom número de alunos de outras escolas e mesmo jovens que não estão mais em idade escolar. Também temos a participação de alguns pais que decidiram treinar conosco", afirma Odete Batista.
![]() |
Foto do caderno Domingo do Jornal De Fato, com Juliana, Patrício e Aron |
Fonte: De Fato
13 de set. de 2013
V Festival de Folclore
Tema: Resgatando a Cultura Folclórica do Rn
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 17:00h
Data: 13/09/2013
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 17:00h
Data: 13/09/2013
Apresentações
- 9º ano - (vespertino) Resumo do folclore do RN
- Educação Infantil I e 4º ano B - (vespertino) Valdise e Edilene
- Educação Infantil II - (Matutino) Vera e Rosário
- 1º Ano A e B - (matutino) Aldenora e Jaciara
- 2º Ano A e B - (matutino) Jucélia e Ana
- 6º ao 9º Ano - (matutino)
*Baião
- 3º Ano U - (matutino) Cleide e Nayana
*Boi Calemba
- 4º Ano A - (matutino) Josefa
*Araruna
- 5º Ano A - (matutino) Solange
*Caboclinhos
- 5º Ano B - (vespertino) Francisco Soares
*História de Câmara Cascudo
- 6º ao 9º Ano - (vespertino) Dança do Xaxado
21 de ago. de 2013
E. M. Dinarte Mariz na Olimpíada de Robótica
Equipe da E.M. Dinarte Mariz quase consegue passar para a final, não fosse problema técnico
Equipe da escola quase consegue passar para a final, não fosse problema técnico
A Escola Municipal Senador Dinarte Mariz está dando o que falar. Aliás, está sendo muito bem vista pelos projetos que estão sendo desenvolvidos na instituição. Entre os projetos, está a participação de uma equipe de alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica, disputada a sua etapa regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, nos dias 17 e 18 de agosto.
De acordo com a diretora da instituição, Odete Freite, a equipe se saiu muito bem, cumprindo duas das três etapas da olimpíada. Para ela, foi uma oportunidade ímpar na vida desses alunos, pois são poucos que conseguem chegar até onde eles chegaram.
De Mossoró, foram equipes de três escolas municipais, sendo as outras duas da Escola Municipal Rotary e da Escola Municipal Marineide Pereira. Nenhuma conseguiu classificação para a fase final da olimpíada.
Para a estudante Hedanielly Cristine de Morais Silva, que participou da equipe, foi muito boa a participação da equipe. "Criamos um robô que teria que passar por alguns obstáculos e identificar a vítima. Na última bateria, o robô não funcionou como deveria. Aí fomos desclassificados.", disse a estudante.
Foram 3 meses de treino e para montagem da máquina, recebendo orientações de 3 monitores da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).
A equipe criou o modelo e programou os movimentos do robô. Para criá-lo a turma observou outros modelos e foi montando o que melhor se encaixava para o grupo. "A experiência foi boa. Não foi o resultado desejado, mas estamos felizes por termos chegado tão longe", disse a estudante.
O estudante Glauber França, que também participou da equipe, já tem experiência com eletrônica, o que o ajudou a montar a máquina. "Eu ajudo meu tio. Achei a experiência boa. Eu sonhava em produzir algo assim, e agora veio a oportunidade", disse.
Fonte: Gazeta do Oeste
20 de ago. de 2013
JEMs 2013
Alunos da Escola Municipal Dinarte Mariz participaram dos JEMs 2013. O Xadrez, é uma atividade que tem contribuído muito no processo de aprendizagem.
15 de ago. de 2013
IV - Conferência Infanto Juvenil Sobre o Meio ambiente
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 15/08/2013
Boas-vindas
Hora: 14:00h
Data: 15/08/2013
Abertura
Boas-vindas
Hino Nacional
Apresentação de vídeos das Conferências passadas
Apresentações Culturais
Peça Ecológica/ Alunos do 5º ano A
Xote Ecológico/ Alunos 6º e 7º ano U
Coreografia: Planeta água/ 3º ano U
Palestra
Pequenos gestos que melhoram o ambiente
Palestrantes
Ramiro Varela Camacho
- Dr. em Botânica
Ismael Fernandes de Melo
- Mestre em Desenvolvimento Ambiental
Oficinas pedagógicas - 16/08/2013
- Tema: Produção de objetos artesanais com material reciclável - Professora Cleide Maria
Segunda Etapa:
Exposição dos trabalhos realizados na escola
- 6º Ano - Tema: Água
- 7º Ano - Tema: Terra
- 8º Ano - Tema: Ar
- 9º Ano - Tema: Fogo
Explanação dos trabalhos por turma
Escolha do projeto e dos delegados
- Alunos de 11 a 14 anos
Votação
19 de jul. de 2013
Formatura do Proerd - Programa de resistência às drogas e a violência
Desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas, é um trabalho que envolve polícia, escola, a família e comunidade. Sensibilizar pais e educadores, é promover o desenvolvimento de valores positivos, fortalecendo a auto-estima das crianças e dos adolescentes.
O PROERD é isso. Um programa desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos, uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência é o objetivo. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.
O PROERD é isso. Um programa desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos, uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência é o objetivo. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O Proerd Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.
Abaixo algumas fotos do encerramento:
Encerramento na Escola
Encerramento no Ginásio
Homenagem ao monitor Wayne, feita pelos alunos do 5º ano A:
Proerd é um programa
que traz educação
é como um amigo
que lhe dá a mão.
Se o problema é a droga
merece atenção
e pra manter-se salvo
é preciso dizer não.
Cultivando o amor
controlando a tensão
amar a própria vida
pra droga dizer não.
Quem ensina
é o Proerd
mas é sua
a decisão.
Alunos do 5º ano A
Wayne está chegando
ele vai nos ensinar
se liga aí galera
no que ele vai falar.
O proerd é um programa
ele chegou pra reforçar
sem drogas em nossa vida
a paz irar reinar.
9 de jul. de 2013
Oficina de Xadrez
O Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, cuja forma atual surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens no oriente médio e na Índia.
O xadrez também se mostra muito interessante do ponto de vista matemático. Diversos problemas de natureza combinatória e topológica ligados ao enxadrismo são conhecidos e foram estudados nas últimas centenas de anos.
O meio-jogo é a fase da partida onde as peças em sua maioria já alcançaram o seu maior desenvolvimento, dependendo, todavia, em como foi conduzida a abertura ou defesa escolhida por cada jogador.
Se um dos lados possui um bispo de casas claras e o oponente possui um de casas escuras, a simplificação para um final de bispos e peões é geralmente vantajosa para o lado mais fraco, uma vez que finais de bispos de cores opostas normalmente terminam em empate, mesmo com a vantagem de um ou dois peões.
O final da partida é a fase onde somente há algumas poucas peças e peões no tabuleiro. Existem três diferenças principais de estratégia entre os estágios iniciais da partida e nos finais:
Durante o final, os peões se tornam mais importantes; os finais frequentemente transcorrem em torno da busca pela troca de um peão por uma dama assim que a oitava fileira é alcançada;
O rei, que foi protegido durante todo o meio-jogo, agora torna-se uma forte peça e deve ser logo trazido ao centro do tabuleiro, onde poderá proteger seus próprios peões, atacar peões inimigos e limitar os movimentos do rei oponente por meio da oposição;
Zugzwang, uma desvantagem causada pela obrigação de efetuar um lance, é normalmente um fator importante nos finais e raramente nas outras duas fases de uma partida.
Como jogar?
Um kit de xadrez hoje é barato e fácil de se achar em qualquer loja de variedades. É importante ter em mente que a capacidade decisiva do praticante aumentará significativamente a medida que treina. Isso não só para o jogo, mas para situações vida a fora. Portanto vamos a algumas dicas:
Funções das peças:
![]() |
Da esquerda para a direita: Rei, Dama, Bispo,Torre, Cavalo e Peão. |
O Rei, é a peça mais importante do jogo. Ela anda somente uma casa por vez, mas em todas as direções. A Rainha se move na horizontal, na vertical e uma casa por vez ao seu redor. Os Bispos em X. As Torres para frente e para trás quantas casas quiser. Os Cavalos se movem em L. É a única peça que move-se sobre qualquer outra do jogo. E os Peões uma casa por vez e sempre para frente. Os Peões nunca voltam a sua posição original, e podem virar qualquer peça do jogo, ao chegar do outro lado do tabuleiro, no lado adversário.
Fases do jogo:
Abertura
![]() |
Organização padrão do jogo de Xadrez |
A abertura é a fase da partida que contém o grupo de movimentos iniciais das brancas e das negras. Sequências consagradas de movimentos iniciais das brancas são denominadas também de "aberturas" e, quando efetuadas/repetidas pelas negras, são denominadas de "defesas".
Os objetivos estratégicos fundamentais da maioria das aberturas e defesas são bastante similiares:
Desenvolvimento: posicionar as peças (em particular bispos e cavalos) em casas-chave, onde possam exercer grande impacto no decorre da partida;
Controle do centro: controlar as casas centrais permite que as peças sejam movidas para qualquer parte do tabuleiro;
Segurança do rei: conseguida normalmente via roque (também chamado de encastelamento do rei);
Estrutura de peões: enxadristas experientes evitam a criação de fraquezas na estrutura de peões, tais como peões dobrados, isolados, atrasados ou presos.
Meio-Jogo
Por exemplo, pequenas vantagens podem ser transformadas em vitória somente em um final de jogo bem conduzido e para isso, o lado com a pequena vantagem deve procurar um meio de simplificar e obter um final favorável. Entretanto, nem sempre isso é adequado. Por exemplo:
Final
Durante o final, os peões se tornam mais importantes; os finais frequentemente transcorrem em torno da busca pela troca de um peão por uma dama assim que a oitava fileira é alcançada;
O rei, que foi protegido durante todo o meio-jogo, agora torna-se uma forte peça e deve ser logo trazido ao centro do tabuleiro, onde poderá proteger seus próprios peões, atacar peões inimigos e limitar os movimentos do rei oponente por meio da oposição;
Zugzwang, uma desvantagem causada pela obrigação de efetuar um lance, é normalmente um fator importante nos finais e raramente nas outras duas fases de uma partida.
Fonte: Wikipédia
5 de jul. de 2013
Festa Junina
Tema: Arraiá Buscapé
Data: 05/07/2013
Horário: 16:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Data: 05/07/2013
Horário: 16:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
17 de jun. de 2013
Tarde de Estudos
Tema: Ciências e Namoro
Coordenador do Evento: Jaílson Martins de Souza
Professor de Ciência da E.M. Dinarte Mariz
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 17/06/2013
As décadas que antecederam a queda do Muro de Berlim foram berço dos mais variados movimentos artísticos cujo os quais expressavam liberdade individual, amor e desejo de mudança. Para o mundo, viver na constante rivalidade ideológica dos EUA e União Soviética, era decretar cada um ao seu modo, seu jeito de viver. Com a liberação sexual e da contracultura a aquele tempo, ficava clara essa resposta a tantas mudanças. No Brasil, a Ditadura Militar controlou boa parte da cultura nesse período, cerceando as idéias de músicos como Chico Buarque e Gilberto Gil que precisaram modificar o conteúdo de suas letras para passar pela máquina regulatória da censura. Como em outras épocas, a humanidade respira arte como forma de evadir-se do cotidiano, que é cruel e dificilmente aceito. Em todo caso, vamos conhecer um pouco mais sobre a moda, os avanços tecnológicos e a cultura, daquela que é considerada a Era de Ouro da indústria musical.
Em 1967 os Beatles lançam aquele que é considerado o melhor álbum da história: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. O álbum se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos e tido como o mais influente.

Coordenador do Evento: Jaílson Martins de Souza
Professor de Ciência da E.M. Dinarte Mariz
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Hora: 14:00h
Data: 17/06/2013

Quebrando paradigmas:
O prelúdio das discotecas e roupas extravagantes, foi tocado nos anos de 1940 quando estilos tradicionalmente afro-americanos como o gospel norte-americano, a música folclórica, o blues, derivaram o rock and roll, surgido em uma época em que as tensões raciais nos Estados Unidos estavam próximas de vir à tona. Os negros norte-americanos protestavam contra a segregação de escolas e instalações públicas. A doutrina racista "separate but equal" (separados mas iguais) foi derrubada pela Suprema Corte em 1954, mas a difícil tarefa de fazer respeitar a decisão estava por vir. Este novo gênero musical combinando elementos das músicas branca e negra provocou inevitavelmente fortes reações.
Um branco cantando musica de negros era impensável. Contudo foi o que Elvis se propôs, sendo perseguido pelos múltiplos segmentos da sociedade dos Estados Unidos. Os brancos, representantes da classe mais rica, achavam-no vulgar, enquanto representante de uma estética popular, cuja interface negra - o rock - era uma música de negros e para negros e, por isso, considerada "menor" por aquele grupo dominante. Já os negros, achavam que por ser uma música de origem negra, nenhum branco deveria representá-la e divulgá-la, pois representava um faturamento que sempre lhes fora negado.
A partir do instante o qual cultura se torna negócio, todos os olhos se voltam para o potencial que a música tinha, aliada a gestão inteligente e muitas vezes oportunista, das grandes gravadoras.
A partir do instante o qual cultura se torna negócio, todos os olhos se voltam para o potencial que a música tinha, aliada a gestão inteligente e muitas vezes oportunista, das grandes gravadoras.
Anos 60
Os homens se inspiraram em figuras como Elvis Presley e The Beatles cujo álbuns tornaram-se clássicos dos anos 60 e no estilo motoqueiro.
No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda: Wanderléa de minissaia; Erasmo e Roberto Carlos de roupas coloridas e lenços amarrados no pescoço. Os anos 60 chegaram ao fim com um grande show de rock, o “Woodstock Music & Art Fair”. No estilo hippie, eram comuns os cabelos longos e óculos redondos.
Surge no Brasil, o Movimento Tropicália, em 1967 com Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.
Em 1967 os Beatles lançam aquele que é considerado o melhor álbum da história: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. O álbum se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos e tido como o mais influente.
Anos 70

A minissaia ficou menor e passou a dividir espaço com o short e
as saias de comprimento mídi (tamanho médio) e máxi (peças grandes e longas).
As estampas psicodélicas e as cores fortes aliadas a pantalonas (calça em francês), calças usadas por dentro de botas, faziam o visual meio hippie e rebelde daqueles anos.
Em meados da década, a estética hippie perdeu sua força e chegou a vez das discotecas, com camisas de cetim, meia-calça de lurex e roupas à base de lycra.
Na música pop, a importância das palavras foi substituída pelo ritmo, o balanço e a quantidade de decibéis (frequência sonora), coisa que propiciou a aparição de dezenas de grupos e estrelas de sucesso fulminante e rápido desaparecimento. O efêmero (que dura pouco tempo) e o descartável foram campeões em todas as paradas de sucesso.
Anos 80
Refloresceram nestes anos o glamour da noite e o charme do excesso e do brilho. Foi o ano do balonê (saia em forma de balão) e das calças coloridas e metalizadas.
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica e no Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985).
Nessa mesma década foi desenvolvido o IBM PC e o Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas que viriam a se tornar os sistemas operacionais mais usados nas décadas seguintes; o Windows e o MacOS.
E com toda a expressão visual, musical e intelectual, não poderíamos esquecer de falar do beijo. Sim! Como forma de expressar afeto, precisamos entender os perigos que estamos sujeitos e colocamos os outros. A seguir, falaremos sobre algumas doenças transmissíveis através da boca, para deixar um alerta aos país e jovens sobre os problemas que a promiscuidade da atualidade trás a nossa saúde. Evite ter muitos parceiros, e mantenha você e parceiro (a) sempre em dia com o médico.
Apenas na língua, existem em média 92 espécies de micro-organismos, alguns benéficos outros responsáveis pelo mau hálito. Quando estes são eliminados por algum tratamento ou gargarejos com soluções bactericidas, o mal hábito, por exemplo, diminui de intensidade ou desaparece. Entretanto, quem beija na boca, pode pegar:
Meningite
De acordo com um estudo realizado por médicos australianos, beijar na boca de múltiplos parceiros aumenta em quatro vezes a chance de pegar meningite meningocócica. A transmissão da meningite preocupa os médicos, já que a doença tem uma evolução rápida e pode ser fatal. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos, diarréia e rigidez dos músculos da nuca, ombros e costas.
Mononucleose
Não é preciso dizer qual a principal forma de contaminação da chamada “doença do beijo”. Como nem sempre a pessoa sabe que tem o vírus Epstein-Barr, já que a mononucleose pode não apresentar sintomas, ela acaba transmitindo a doença a outras pessoas. Nos casos em que há sintomas, os principais são fadiga, dor de garganta, tosse e inchaço dos gânglios. Vale lembrar que o vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo e não tem cura – a pessoa vai carregá-lo para o resto da vida. A prevenção está em não compartilhar de objetos que venham a boca, como copos e nem beijar na boca de estranhos.
Herpes
Mesmo que no momento do beijo o parceiro não tenha nenhum indício do problema, ele pode ter o vírus causador da doença e transmiti-lo. Depois do contágio, não há cura e a pessoa passa a conviver com o herpes, que pode se manifestar anos mais tarde, geralmente durante fases em que estiver com a imunidade baixa. O herpes pode aparecer como um machucado na boca ou até mesmo em outras partes do corpo. Cuidado, atenção e prevenção são as palavras-chave para não pegar herpes. O simples 1 é transmitido pela saliva ou pelo contato da ferida com a pele; e o herpes simples 2, por relação sexual. O uso de proteção e boa higienização após o ato sexual, portanto, são importantes para prevenir-se.
Cárie
Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento. Dentistas também recomendam atenção: observe se a pessoa tem todos os dentes ou se eles estão amarelados e/ou escurecidos. Se uma das repostas for sim, faça a fila andar e chame o próximo.
Sífilis
A sífilis pode ser transmitida pelo beijo, se a outra pessoa estiver contaminada e tiver alguma ferida na boca. A forma mais comum de contágio, no entanto, é a sexual. A doença é causada por uma bactéria chamada treponema pallidum e pode aparecer em diferentes partes do corpo e levar até uma semana após o contágio para aparecer. A transmissão sexual pode ser prevenida através do uso de preservativos. A transmissão através da gravidez pode ser prevenida através do diagnóstico durante o pré-natal das gestantes, que devem ser tratadas assim que estabelecido o diagnóstico.
Você não contraí ao beijar:
Aids
Não existe nenhum caso registrado na literatura médica de contágio pelo beijo. Suor, lágrimas, usar o mesmo sabonete, talher ou copo também não transmitem aids. No entanto, não deixe de usar camisinha.
Hepatite C
As associações médicas internacionais não consideram o beijo como uma forma de transmissão da doença, assim como o Ministério da Saúde. É possível pegar hepatite tendo contato com o sangue contaminado ou em relações sexuais sem o uso da camisinha. A hepatite C é causada pelo vírus HCV e, em geral, os sintomas levam até 10 anos para se manifestar. Muitas pessoas descobrem que têm a doença ao realizar um exame de sangue de rotina.
3 de jun. de 2013
Semana do Meio Ambiente
Data: 03 a 07/06/2013
Horário: 08:00 às 11:20h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Tema: Preservação do Meio Ambiente é Compromisso com a Vida
Segunda-feira 03/06
Textos e vídeos: Meio Ambiente
Terça-feira 04/06
Produções de textos
Quarta-feira 05/06
Aula de campo à margem do Rio Mossoró, com Oficina de Fotografia
Quinta-feira 06/06
Infantil I e II: Apresentações de Desenhos produzidos pelos alunos e Música "A Sementinha"
1º Ano A e B: Dramatização - O planeta Terra pede socorro e Produções de Textos
2º Ano A e B: Apresentação de Poesias e produções de textos
3º Ano U: Coreografia Herdeiros do Trono e Produções de Textos
4º Ano A: Apresentações de Poesias e Produções de Textos
5 º Ano A: Exposições de Pinturas, Dança Asa Branca, tocada com flautas e Exposição de Fotografias. Exposições dos trabalhos com premiações
1º, 2º e 3º lugares nas produções textuais
1º, 2º e 3º lugares nas fotografias
Sexta-feira 07/06
Caminhada de Conscientização ao tema proposto, com saída da E.M. Dinarte Mariz, localizada na rua Dr. Pedro Ciarlini, percorrendo as ruas Mestre Canuto, Mestre Alpiniano, Travessa Mestre Alpiniano, concentração na Praça Dona Marinha e retorno à Escola.
Horário: 08:00 às 11:20h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Tema: Preservação do Meio Ambiente é Compromisso com a Vida
Textos e vídeos: Meio Ambiente
Terça-feira 04/06
Produções de textos
Quarta-feira 05/06
Aula de campo à margem do Rio Mossoró, com Oficina de Fotografia
Quinta-feira 06/06
Infantil I e II: Apresentações de Desenhos produzidos pelos alunos e Música "A Sementinha"
1º Ano A e B: Dramatização - O planeta Terra pede socorro e Produções de Textos
2º Ano A e B: Apresentação de Poesias e produções de textos
3º Ano U: Coreografia Herdeiros do Trono e Produções de Textos
4º Ano A: Apresentações de Poesias e Produções de Textos
5 º Ano A: Exposições de Pinturas, Dança Asa Branca, tocada com flautas e Exposição de Fotografias. Exposições dos trabalhos com premiações
1º, 2º e 3º lugares nas produções textuais
1º, 2º e 3º lugares nas fotografias
Sexta-feira 07/06
Caminhada de Conscientização ao tema proposto, com saída da E.M. Dinarte Mariz, localizada na rua Dr. Pedro Ciarlini, percorrendo as ruas Mestre Canuto, Mestre Alpiniano, Travessa Mestre Alpiniano, concentração na Praça Dona Marinha e retorno à Escola.
Assinar:
Postagens (Atom)