29 de mai. de 2013

Dia das Mães


Tema: Cuidados diários e permanentes com os filhos
Data: 29/05/2013
Horário: De 08:00 às 11:00 e de 17:00 às 21:00h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz


Existem mitos e existem verdades sobre a educação dos nossos filhos. E os mitos precisam ser combatidos com o bom senso. As verdades devem ser reforçadas com instrução. Colaborando com um dia tão especial, nossa escola quer ajudar as mães a entender melhor seu papel, como mulher, como educadora, como ser humano. Por isso, nos acompanhe sobre os principais desafios, os quais respeitamos e agradecemos, no papel de mãe.



1º Dizer não, não faz mal


Estamos mais e mais relegando responsabilidade a estranhos, sob algo que nos pertence e é nossa herança. Nossos filhos precisam de liberdade, mas também precisam de regras. Essas regras se aplicam, principalmente, como nos comunicamos com eles, e se sabemos dar razão ao sim e ao não nas horas corretas. Não podemos deixar que a personalidade de uma pessoa infle e detenha todo direito numa casa. Por isso, o nosso coração precisa estar aberto, e esclarecer as responsabilidades que temos com nossos pequenos. Até na hora de negar para alcançar o bem mútuo entre mãe e filhos.

2º Acredite naquilo que acredita


A mulher muitas vezes está ligada ao relacionamento conjugal de forma dependente. Evita constantemente não confrontar (diferente de afrontar, algo nocivo para qualquer casal) e simplesmente aceitar, as condições que lhe foram impostas em decorrência dos anos ou dos acontecimentos do relacionamento. Esteja sempre consciente, que não existe uma verdade para tudo. O que existe é uma adequação a cada situação mesmo que adequar não signifique sempre consentir. Por isso, mudar, reinventar-se, admirar a si mesma e aqueles que gostam de você é importante para sua realização pessoal. Se em algum momento perceber que isso não é suficiente, sorria, pois você não é uma pessoa conformada.

3º Aceitar sua idade, não é sentir-se menosprezada


Envelhecer com saúde, é a melhor das recompensas. Saúde garante tudo que desejamos, pois tudo que aprendemos é bônus de uma vida bem cuidada. Portanto não se importe em sentir que está mais madura, mas, que simplesmente pode aprender melhor como melhorar o que já possuí. A aparência, o ponto onde quero chegar, significa bastante na vida profissional e afetiva, porém não é o essencial. É importante definir o que é indispensável para você, para não arcar com as consequências de decisões impensadas. Dietas milagrosas, refeições fora de hora ou trocadas por lanches, definem o funcionamento do seu organismo, que pode definhar a cada dia mal organizado. Se sua aparência é importante, reflita os pontos positivos dessa atenção consigo. Quando definir que almeja isso, se socialize, firme sua opinião e não deixe de demonstrar sua felicidade. Sentir-se bem significa aceitar que algumas responsabilidades a tornam uma mulher mais feliz.

4º Consciência escolar


O insucesso dos filhos nos estudos, não é culpa somente da escola. Ao vivermos em sociedade, refletimos nossos atos para todo lado, causando resultados bons ou maus. E os filhos são parte do que ensinamos, limitamos ou adequamos, para serem bons cidadãos. Instrumento de transformação, todos nós somos, e a escola só funciona se país e responsáveis colaborarem, não atendendo todo capricho e desejo dos seus primogênitos. Do mesmo modo, só exija da escola aquilo que já prática em casa.


5º Sempre vá ao médico


Esteja em dia com exames e cuidados gerais da sua saúde. A saúde da família é a saúde de cada um. Não são raros os casos de pessoas entrarem em alguma crise emocional ou de saúde se alguém próximo a nós não está bem. Portanto, faça o máximo por si e por quem ama. Não despreze problemas sérios, com as desculpas clássicas "Médico só quer meu dinheiro" ou "Eu tenho um remédio melhor". Se não tem com que pagar procure o posto de saúde. Tente esclarecer o maior número de dúvidas possível. Lembre-se: para toda auto medicação, o risco de doenças piores aumenta. Jamais aceite remédios em farmácias sem prescrição médica e não siga dicas de amigos ou parentes, sem saber com um profissional se aquilo realmente faz bem.

Dicas de beleza:


- Hidratação


A água é um elemento fundamental na nossa vida. Ela limpa várias impurezas acumuladas nos nossos orgãos internos. Se quer ter uma pele limpa e bem cuidada, ingira muita água. Não se acanhe se precisar usar o banheiro. 

- Cabelo


Tinturas e tratamentos urgentes no cabelo, como escovas e pranchas constantes não são recomendados. Mesmo com a eliminação gradual da química nas formulas dos tingimentos capilares, e a proibição de determinadas substâncias, os compostos ainda são muito agressivos. Se tingir, hidrate o cabelo sempre e aprimore seus hábitos alimentares, com alimentos menos pesados, inserindo mais verduras, frutas e outros alimentos naturais nas suas refeições para colaborar com o funcionamento do corpo. Jamais tinga os fios se estiver grávida pois, existe risco de má formação.

- Maquiagem


Eliminar a maquiagem é um processo rápido, que não dura 10 minutos, e é importante para desobstruir os poros deixando a pele respirar. Dormir com o rosto maquiado pode deixar a pele mais oleosa, tanto é que existe um tipo de acne, conhecida como acne cosmética, causada pelo entupimento dos poros, devido ao uso regular de produtos oleosos. “Isso acontece principalmente por causa da base e do pó compacto que são os produtos que mais ficam acumulados nos poros e, com o tempo, levam ao aparecimento de cravos, espinhas e milia (um tipo de cravo). Além disso, as máscaras para cílios podem ressecar os fios e quebra-los” , explica a dermatologista Paula Penna, de São Paulo.


  • Procure sempre por produtos descritos como hipoalergênicos, essa característica (comunicada no rótulo) evita irritação e alergias
  • As versões à base de água, como loções aquosas ou géis, são indicadas para a remoção de produtos leves como pós e sombras
  • Para retirar os produtos à prova d’água como máscaras para cílios, lápis resistentes e batons de longa duração o ideal são os demaquilantes bifásicos, compostos por água e óleo
  • Existem ainda os demaquilantes à base de silicone, que removem os produtos mais pesados sem deixar a pele oleosa
  • As espumas de limpeza, aplicadas diretamente sobre o rosto úmido, são fáceis de usar e favorecem a absorção dos princípios ativos da fórmula. Sua textura não deixa a pele pegajosa, pelo contrário, proporciona maciez, frescor e bem-estar
  • Os lenços umedecidos, além de práticos, têm a propriedade de auxiliar na limpeza e remoção de resíduos na pele. Trazem frescor, hidratação e suavidade




Fonte: Mulher Uol
          Guia do Bebê

Nenhum comentário: