20 de ago. de 2012

AULA DE CAMPO SOBRE MEIO AMBIENTE


A E. M. Dinarte Mariz realizou, no dia 13/07, uma aula de campo, parte do programa de educação ambiental, desenvolvido pela ONG Associação Amigos do Recicriança, em parceria com a Secretaria de Educação de Aracati/CE. O responsável pelo agendamento da aula foi o professor de Ciências, Jaílson Martins de Souza. O objetivo da aula foi colocar em prática as metas do seu Projeto Político-Pedagógico no que diz respeito à formação da consciência cidadã do aluno, por intermédio do trabalho com o Meio Ambiente. O passeio contou com a participação de 30 alunos, de professores, gestores e funcionários da escola.
A aula, denominada “Uma Aula Diferente”, foi constituída de várias atividades: chegada, apresentação, orientações gerais e uma caminhada de 1.500 metros, guiada por condutores em Ecoturismo da ONG, com passagens e paradas pelas dunas, mata de tabuleiro, usina eólica, praia e piscinas naturais, passando pelas pedras do mar, no símbolo da Lua e Estrela, esculpido nas falésias. A caminhada durou uma hora e meia, após a qual o grupo retornou à sede da Recicriança.
Após a caminhada, houve um debate sobre os pontos positivos e negativos da Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APA-CQ - conforme Lei Municipal 40/98) visitada, a exibição de um vídeo, gravado durante o percurso, que foi doado à escola. A aula foi encerrada com um momento lúdico composto de sorteio de chaveiros confeccionados pela ONG, perguntas e respostas e agradecimentos.
Ao fim da aula sobre a biodiversidade da região, todos os participantes se comprometeram a vivenciar os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). O fechamento do passeio foi feito com um almoço na praia de Canoa Quebrada.
Desnecessário citar os elogios daqueles que participaram, cuja satisfação foi total. O professor Jaílson, referindo-se ao passeio, comentou: “Essa foi uma verdadeira aula de meio ambiente!”.
O passeio pode ser agendado pelo telefone (88) 3421 7074. Vale a pena!




Nenhum comentário: