9 de jul. de 2012

Visita ao Museu do Sertão


No dia 30/06/2012, alunos, professores, equipe gestora e de apoio pedagógico visitaram o Museu do Sertão, localizado na Fazenda Rancho Verde, às margens da estrada de Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró, que trata da vida do sertanejo através de seu rico acervo de peças e é considerado o único do gênero em todo o país. O objetivo da visita, foi conhecer a história do povo sertanejo, seus hábitos e cultura.

“O espaço abriga seis galpões com objetos dos mais variados, como panelas de barro, máquina de cortar cabelo usada pelos barbeiros, fogão de barro, potes de água, além do setor produtivo, como alambiques, casa de farinha e de certa de carnaúba.”

O espaço foi idealizado e construído pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes, uma das maiores autoridades no estudo das condições naturais e humanas da região. O especialista conta que a criação do museu surgiu da sua preocupação para com a preservação da história socioeconômica e cultural do povo nordestino.

"Há mais de trinta anos venho juntando peças que dizem respeito ao cotidiano do sertanejo", acrescenta Benedito Mendes. O museu é aberto uma vez por mês para visitação de estudantes de escolas públicas e privadas, que podem ser agendadas pelo telefone 84-9972-2139.”

Fonte: http://www2.uol.com.br/omossoroense/210807/conteudo/cotidiano1.htm



Nenhum comentário: