18 de jun. de 2009

Parceria Escola e Igreja: benefícios para a comunidade


























No dia 11/06/2009, a Escola Municipal Dinarte Mariz, em parceria com a Igreja do Nazareno, com sede no bairro Alto de São Manoel, ofereceu à comunidade local (pais, alunos, parentes, visitantes) uma manhã diferente e de grande utilidade pública, denominada Ação Social, com diversos tipos de atividades em prol da população local.
Esse acontecimento costumava ser realizado nas dependências da Igreja do Nazareno, mas devido à necessidade de atingir um público maior, a igreja viu a necessidade de buscar um espaço mais amplo, estabelecendo parceria, via conversa com a gestora Odete Freire, com a escola Dinarte Mariz, por esta estar localizada no seu entorno, atendendo a mesma comunidade. As atividades, todas gratuitas, abrangeram: lazer, bem-estar pessoal, saúde, assistência jurídica e imobiliária, entre outras, distribuídas nas salas de aula e áreas livres da escola. A polícia também esteve presente durante todo o evento, para evitar tumultos.
Na área da saúde, foram oferecidos exames de prevenção, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação (tétano e tríplice), aplicação de flúor, com distribuição de kits (creme dental e escova de dentes) e consultas com especialistas da área de clínica geral, psicologia, ginecologia e fonoaudiologia, em espaços privados. Em outro local, 4 advogados disponibilizaram assistência jurídica, com aconselhamento sobre divórcio, pensão alimentícia, direitos trabalhistas, herança e outros assuntos do interesse da comunidade.
O corretor de imóveis Jansen, dono da imobiliária Mobili, esclareceu dúvidas sobre diversos temas relativos a imóveis, desde direitos e deveres de aluguel até questões referentes à escritura pública e particular. Uma sala funcionou com jogos infantis, brincadeiras, contação de histórias, cantos, danças e teatro de fantoches. Em outro recinto, cinco cabeleireiros atenderam o público, com cortes de cabelo. Quem precisava de fotos 3x4 também saiu satisfeito, pois havia um fotográfo realizando este serviço. Houve também palestras sobre Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, Câncer de Colo e Violência.
Na quadra de esporte, foram montados 2 brinquedos de pula-pula, onde as crianças se entretiveram a manhã toda. Houve, ainda, um bazar com vendas, entre outras coisas, de roupas, calçados e bijouterias de segunda mão, tudo por um preço irrisório. Além disso, nas áreas livres da escola, foram distribuídos algodão doce, pipoca, confeitos, lancheiras e geladinhos para os visitantes.
Um dos membros da equipe de apoio da Igreja, Moacir Filho, explicou que o objetivo principal da Ação Social é “colocar em prática os valores pregados no Evangelho, entre eles, ajudar o próximo”. “Foram 200 pessoas trabalhando para organizar este projeto”, disse, ainda, Moacir. Segundo a assistente social Cristiane Nunes, também da equipe de apoio, a igreja contatou órgãos públicos e particulares e o comércio local para patrocinar o evento, com doação do material necessário ao desenvolvimento das diversas ações oferecidas. Quanto aos participantes (médicos, enfermeiros, fotográfos, cabeleireiros, assistentes sociais, advogados, agentes imobiliários, palestrantes), trabalharam voluntariamente, alguns como membros da igreja, outros como convidados.

Nenhum comentário: