17 de abr. de 2009

Você sabia que...

- A pressão produzida pelo coração humano ao bater é suficiente para espirrar sangue a uma distância de 9 metros?

- A formiga consegue levantar 50 vezes o seu peso, puxar 30 vezes o seu peso e sempre cai para o lado direito quando intoxicada?


- A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo? É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol.

- Se alguém encher o teu saco, você precisa usar 42 músculos da face para franzir a testa?
O crocodilo não consegue mostrar a língua?

- Cigarro, charutos e cachimbos causam mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios? Um terço das mortes por câncer são ocasionadas pelo uso de cigarros.

- Para se fabricar apenas 300 cigarros, se destrói uma árvore? No Brasil, são consumidos anualmente 128 bilhões de cigarros, o que corresponde à destruição de 426 milhões de árvores!

- Se tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ao causar a ruptura de uma veia no cérebro ou na nuca? Se mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro é possível que eles saiam das órbitas?

- A cera do ouvido é uma coleção de gorduras e óleos que são produzidos pelo ouvido para criar uma espécie de armadilha? Pó e partículas ficam presos na cera e não conseguem penetrar no interior do ouvido, protegendo contra qualquer tipo de infecção.

- A bandeira que balança na Praça dos Três Poderes em Brasília é a maior bandeira hasteada do planeta? Ela mede cerca de comprimento e 14,30 metros de altura.

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/vcsabiaque.htm


- O Sol tem aproximadamente 99.9% de toda a matéria do sistema solar? O sistema solar é composto de: 1 estrela (Sol, núcleo do sistema, controla o movimento dos planetas e de outros astros); 9 planetas (com seus 32 satélites); milhões de asteróides e milhões de cometas.

- A Terra é o único planeta do sistema solar que tem água em estado líquido? A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para desenvolver-se: temperatura entre 0º e 100ºC (água em estado líquido) e de uma atmosfera que permita a respiração.

- As marés são provocadas pela força de atração solar e lunar que ora se opõem e ora se combinam? Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra, essas forças de atração tendem a anaular-se, produzindo as mares de amplitude mínima ou mares baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atração se torna exagerada e provoca as mares de grande violência.

- Os peixes trocam de dentes durante toda a vida?

- Os corais e esponjas têm aproximadamente 600 milhões de anos? Foram os primeiros animais e sobreviveram a todas as Eras.

- Os tubarões são peixes cartilaginosos? Ou seja, não têm ossos. A maioria dos outros peixes os têm.

- Os aracnídeos, aranhas e escorpiões, são carnívoros?

- Os escorpiões foram os primeiros animais terrestres? Surgiram no mar, arrastaram-se até a praia e aí permaneceram.
As cobras têm escamas? Cobras e lagartos possuem pele escamosa, pulmões e sangue frio.

- Sapos e rãs têm a pele úmida sem pelos ou escamas, têm sangue frio e não têm pulmões.
Ursos e raposas têm uma dieta mista? Carnívoros e herbívoros. E os pandas são totalmente herbívoros.

- Ratos e coelhos possuem dentes que crescem continuamente? E que ambos podem se alimentar, entre outras coisas, das próprias fezes, aproveitando nutrientes?

- Alguns mamíferos botam ovo? Que cães, ursos e focas têm um ancestral comum? Mamíferos são vertebrados de sangue quente cujas fêmeas produzem leite para seus filhotes.

- Chimpanzés, gorilas e seres humanos são Hominídeos?

- A maior baleia até hoje caçada foi uma baleia-azul fêmea, que media 34 metros de comprimento e pesava em torno de 170 toneladas?

- As baleias são os maiores animais já existentes (podem chegar a 3 vezes o tamanho de um dinossauro). Este desenvolvimento só é possível porque a água suporta o peso contra a força da gravidade - o que não acontece com os animais terrestres.

Fonte: http://www.geocities.com/rainforest/andes/8032/page20.html

Nenhum comentário: