4 de dez. de 2013

Ação de Higiene Bucal

Data: 04/12/2013
Horário: 08:00h às 11:00hs
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Tema: Boca saudável, boca feliz

Junto a direção e supervisão da escola, Karla Kandisse, universitária do Curso de Enfermagem esteve hoje para orientar sobre os bons hábitos que garantem uma boca livre de problemas dentários. Não somente usar o fio dental e escovar três vezes ao dia, mas é importante também, manter as visitas ao dentista a cada 6 meses. A seguir, leia mais sobre:

Alimentos que fortalecem os dentes

1 – Maçã: a fruta é doce, mas não grudenta. Além disso, aumenta o fluxo de saliva, que é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva.

2 – Cenoura: legumes crocantes limpam e estimulam a gengiva, ajudando a eliminar as partículas alimentares. Fora isso, alimentos ricos em fibras têm um efeito de limpeza e estimulam o fluxo de saliva, eliminando as bactérias e mantendo a boca hidratada.

3 – Queijo: um pedaço pequeno de queijo consistente faz bem para os dentes. O alimento tem cálcio e outros minerais, fortalecendo os dentes. Ele também produz saliva, o que neutralia o nível do pH na boca. Isso significa que boca fica menos ácida e, portanto, menos propensa à deterioração dos dentes.

4 – Chocolate amargo: pesquisadores descobriram que extrato de cacau é melhor para a proteção dos dentes do que o flúor. Uma substância chamada teobromina ajuda a enrijecer o esmalte dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à deterioração.

5 – Cebola: o alimento contém compostos antibacterianos poderosos para o combate de cárie.

6 – Uva-passa: estudo realizado na University of Illinois, em Chicago, descobriu que uva-passa contém ácido oleanólico, um fitonutriente que inibi o crescimento de bactéras orais, que desencadear cáries e problemas na gengiva.



Enxaguante bucal ajuda a melhorar o hálito e a reforçar a limpeza dos dentes, mas jamais dispense o fio dental e a pasta de dentes. Troque a escova assim quando as cerdas começarem a ficar tortas e sem firmeza. É aconselhável mudar de 3 em 3 meses. É importante também ter em vista a escolha correta do profissional que irá cuidar da sua boca. Por exemplo: algumas pessoas usam aparelhos dentários sem ter em mente a quem estão entregando sua saúde. Portanto, sempre tenha certeza se está com uma pessoa íntegra, que te ajuda e explica sobre os procedimentos a serem realizados, assim como, reconhecer a responsabilidade que você deve ter com seu dentista para manter o sorriso sempre bem.


Fonte: MdeMulher
          Saúde Terra

Nenhum comentário: