13 de nov. de 2013

Novembro Azul


Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Dia: 27/11/2013
Horário: 18:00 às 20:30 h
Abertura: Boas-Vindas
Realização: Acadêmicas de Enfermagem do 6º período da UNP, Mossoró-RN


Ainda hoje, um dos principais motivos que levam os homens a não irem ao médico é a velha história de "uma doença leva a outra" , "não sinto nada".

Evitar exames para não descobrir problemas sérios de saúde, é um erro grave, que pode levar, por exemplo, a infertilidade e a disfunção erétil, caso o homem possua câncer na próstata.

O Novembro Azul então foi criado para a conscientização da sociedade e dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste câncer e de outras doenças masculinas.

Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens onde são debatidas outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O exame de toque é a forma mais eficiente de se constatar uma das doenças que mais matam anualmente a população masculina. Não dura nem 15 segundos e é incapaz de tirar a masculinidade de um homem. A atitude de cuidar da saúde é uma característica de homens muito bem resolvidos. É infantil e arriscado seguir o que outras pessoas dizem. O indicado é que o exame de toque seja realizado, no mínimo, uma vez por ano. O exame físico dá informações como volume, consistência e presença de irregularidades na próstata. Se a próstata está inchada, o que é anormal, o dedo não chega a ser introduzido por inteiro.

Nenhum comentário: