12 de ago. de 2011

Professora da escola apresenta experiência exitosa com o uso pedagógico do jornal

A professora Maria Auxiliadora Dantas, que leciona no 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Dinarte Mariz, foi escolhida na escola para apresentar uma experiência exitosa aplicada em sala de aula ao grupo de professores do 2º ano do Ensino Fundamental, em encontro organizado pelo setor pedagógico da GEED.
O tema da aula apresentada pela professora foi “As festas juninas e o perigo dos fogos de artifício”, cujo objetivo foi alertar os alunos para os riscos de queimaduras e acidentes durante as festas juninas provocadas por fogos de artifícios, balões e fogueiras, bem como alertar para a poluição do ar (fumaça) e do meio ambiente (lixo).
A escola participa do programa Ler para Saber Mais, do jornal Gazeta do Oeste, coordenado por Marcos Oliveira. Diariamente, a escola recebe, gratuitamente 12 exemplares do jornal, comprometendo-se a usá-lo na sala de aula, de forma crítica. As vantagens desse uso são inúmeras, indo desde o contato com diferentes gêneros textuais (notícia, reportagem, charge, entrevista etc.), até a melhoria da leitura e da escrita do aluno. Além disso, não podemos esquecer seu papel social, enquanto gerador de consciência crítica via democratização da informação e formação de cidadãos autônomos, reflexivos e participativos. 
A aula foi apresentada em um encontro de supervisores do município de Mossoró e publicada no caderno Escola do jornal Gazeta do Oeste. 
Parabéns, professora Auxiliadora! 




Um comentário:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER MAS UM POUCO SOBRE SUA EXPERIÊNCIA