16 de mai. de 2011

Oficina de Compostagem

A E. M. Dinarte Mariz ofereceu neste sábado, dia 07/05/2011, uma oficina de compostagem, cujo objetivo foi reaproveitar restos de comida e outros resíduos orgânicos (casca de ovos, casca de frutas e verduras), para a produção de composto, a ser usado para adubar a horta da escola, melhorar o solo e aumentar a produtividade das culturas ali plantadas, contribuindo, ao mesmo tempo, para a diminuição da quantidade do lixo orgânico produzido na escola.
A oficina foi ministrada pelo bolsista do CNPq (UFERSA) e engenheiro agrônomo da COOPERVIDA - Cooperativa de Assessoria e Serviços Múltiplos ao Desenvolvimento Rural, José Flaviano Barbosa de Lira. Contando com a participação de 30 pessoas, entre alunos, docentes, gestores e voluntários, a oficina, com duração de 8 horas, foi dividida em uma parte teórica e uma parte prática.
A parte teórica foi composta de 3 momentos: a) exposição oral e discussão de alguns conceitos referentes ao Meio Ambiente e à Compostagem; b) divisão em grupos para refletir sobre algumas questões relativas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade e sugerir formas de intervenção na sociedade; e, por fim, c) apresentação das conclusões de cada grupo.
A segunda parte foi a chamada “mão na massa”, ou seja, todos foram para o pátio interno da escola, localizado ao lado da horta, preparar a compostagem. Foi feita uma pilha de aproximadamente 1,5 metros de altura, composta por várias camadas de material orgânico (cascas de frutas, verduras e ovos, gramíneas, esterco bovino, sepilho de madeira) umidificado. Até que a compostagem vire composto, o que dura em geral 60 dias, os membros do grupo participante, juntamente com o engenheiro agrônomo ministrante, terão que acompanhar todo o processo, revirando a compostagem a cada 8 ou 15 dias, dependendo da necessidade.
Foram numerosos e merecidos os elogios ao término da capacitação. Todos aprovaram a iniciativa da escola e a capacidade do oficineiro. Valeu, Flaviano!

Vejam reportagem que foi publicada no caderno Escola do Jornal Gazeta do Oeste





Nenhum comentário: