29 de abr. de 2011

Arte na Escola

O grupo Cia A Máscara de Teatro, composto por Tony Silva, Luciana Duarte, Damásio Costa e Jeyzon Leonardo,  desenvolveu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, via Gerência Executiva da educação, e com a Escola Municipal Dinarte Mariz, o projeto Nos quatro cantos de Mossoró, com o objetivo de “efetivar o fazer teatral nas escola de Mossoró, possibilitando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da cidadania do aluno”, conforme explicou Tony Silva, uma das responsáveis pelo projeto.
O projeto foi desenvolvido em 4 sábados, na sede da E. M. Dinarte Mariz, oferecendo aos participantes certificação de 40h. Foram realizadas diversas oficinas durante esses encontros: corpo, voz, interpretação, arte-educação, figurinos e adereços e confecção de máscaras. Os alunos adoraram. Luana, uma das alunas participantes, empolgada, elogiou bastante o projeto. Ecílvia, representante da GEED, destacou a relevância de tal projeto como forma de inserir, de maneira viva, a arte no currículo escolar.
O encerramento ocorreu neste sábado, dia 09/04/2011, com um seminário composto de 3 palestras: Fatos históricos encenados nos grandes eventos anuais de Mossoró, com o historiador Geraldo Maia; Pesquisa de textos teatrais para montagem, com o ator, diretor e escritor Nonato Santos; e Inclusão da comunidade em grandes eventos culturais de Mossoró, com o secretário do Desenvolvimento Social da prefeitura de Mossoró, Francisco Carlos. Depois das palestras, houve a apresentação, pelo grupo de alunos da escola, do espetáculo “Eu conto, você conta, nós transformamos”, baseado no conto folclórico Coco Verde e Melancia. Odete Freire, gestora da escola, diz ter ficado bastante satisfeita com os resultados do projeto e pretende dar condições para que o trabalho iniciado pelo grupo de alunos seja tenha continuidade na escola, com o apoio do professor de Artes, Josué Damasceno.


O jornal Gazeta do Oeste publicou a reportagem sobre o evento. Vejam:





Um comentário:

JeyzonLeonardo disse...

parabéns a todos que fazem o Dinarte Mariz, ficamos felizes em ver que uma escola viva, participativa na vida da comunidade e dos alunos é possível. principalmente quando a maior ação política é respeitar e trabalhar em pro do humano!