10 de nov. de 2009

Parceria da escola X comunidade promove melhoria da saúde

A preocupação da sociedade com a saúde e uma boa qualidade de vida não tem sido ignorada pelo setor educacional. Aliada à importância da parceria escola X comunidade, tem trazido inúmeros benefícios para a escola e seus membros. O reflexo já se faz notar na mudança de hábitos de higiene e alimentares dos alunos e funcionários da Escola Municipal Dinarte Mariz.
Essa instituição tem promovido ações no sentido de educar para a relevância da adoção de bons hábitos alimentares, que vão, desde a criação de uma horta escolar à oferta aos alunos da Educação Infantil de suco natural para substituir refrigerantes. As ações estendem-se também a outros aspectos da saúde humana: higiene pessoal e bucal, atividades físicas e mentais etc.
Pelos bons resultados advindos de uma Ação Social ocorrida no mês de junho, em parceria com a Igreja do Nazareno, a escola realizou, na manhã do dia 23 de outubro, dessa vez em parceria com a Unidade Básica de Saúde Maria Soares da Costa um evento denominado “Saúde em Ação”, cujo objetivo foi promover ações para melhorar a qualidade de vida dos educandos e educadores.
Dentre as atividades desenvolvidas, houve:
 Ação Saúde Bucal: palestra sobre Higiene Bucal, acompanhada de aplicação de flúor e distribuição de kits (escova + creme dental), parte do Programa Brasil Sorridente, que busca a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, essencial para a saúde geral e uma boa qualidade de vida;
 Palestra sobre a importância de uma alimentação saudável;
 Palestra sobre Higiene Pessoal, ministrada pelos enfermeiros e acadêmicos da FACENE;
 Ação Imunização: aplicação e atualização de vacinas;
 Ação “Cuidando de quem cuida”, direcionada a professores e demais profissionais da escola, com verificação da pressão arterial.
Vejam fotos da ação e da reportagem enviada pela escola e publicada no Gazeta do Oeste!









Nenhum comentário: