20 de ago. de 2009

I CONCURSO “EDUCANDO COM ARTE” DA ESCOLA MUNICIPAL DINARTE MARIZ

A Escola Municipal Dinarte Mariz promove novo concurso para seus educandos, buscando dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Segue abaixo o regulamento do concurso:


I CONCURSO “EDUCANDO COM ARTE” DA ESCOLA MUNICIPAL DINARTE MARIZ

REGULAMENTO

1. TEMA
As categorias participantes deverão ter como tema " LIXO ", enfocando os efeitos negativos que o homem exerce sobre o meio ambiente (poluição, destruição da camada de ozônio etc.) e formas de reverter esta situação.
Através da pesquisa, da arte de criar e de cantar, a escola educa para a vida e para a cidadania.

2. DO PÚBLICO-ALVO
O concurso é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal Dinarte Mariz, conforme categoria indicada no item 3.

3. CATEGORIAS
O concurso abrangerá as categorias desenho (1º ao 3º ano); paródia (4º, 5º, 6º e 7º ano) e charge (8º e 9º ano).

4. OBJETIVO
Promover a interação presencial e virtual, além de exercitar a capacidade de criatividade e expressividade do aluno.

5. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão de 24 de agosto a 06 de setembro/2009, no Laboratório de Informática da Escola, com a professora Socorro Souza.
Cada participante receberá um código, no momento da inscrição, que deverá identificar, junto à Comissão Organizadora, sua produção, mantendo-a em sigilo para a Comissão Julgadora.
O concorrente poderá se inscrever com apenas 01 produção e é inteiramente responsável por garantir que ela seja inédita, sendo que, se houver cópia, o participante será terminantemente desclassificado.

6. DO FORMATO DO TEXTO
O texto deverá ser um desenho, uma paródia ou uma charge, de acordo com a categoria escolhida no ato da inscrição.
As produções serão corrigidas por uma Comissão Julgadora, que atuará nas três categorias, elegendo os 3 melhores trabalhos, tendo em vista critérios gerais e específicos de cada categoria, a saber: criatividade, coerência com o tema proposto, adequação técnica ao gênero escolhido e originalidade.
6.1. Na categoria Paródia, também será julgada a letra/conteúdo do texto e, na postagem da paródia, é obrigatório colocar o título original da música escolhida, o cantor e o título fictício. A letra da paródia deve ser criada a partir de uma música já existente, de autoria conhecida, comprovada em CD, se necessário.

7. DA ORGANIZAÇÃO E DO PROCESSO
Os gêneros textuais do concurso (desenho, paródia e charge) serão trabalhados em sala de aula, pelo professor de cada turma, estimulando o aluno a elaborar sua produção para participar do concurso.
Para isso, a escola disponibilizará todos os recursos necessários (livros, revistas, internet, jornais, CDs, DVDs etc.), durante o processo de sensibilização e discussão do tema, pesquisa e produção final.

7. DA POSTAGEM DO TEXTO NO BLOG
A postagem dos textos será feita no blog da escola (http://emdinarte.blogspot.com), no link de cada categoria, no período de 07 a 21 de setembro/2009, usando o código recebido na inscrição.
Todos os textos postados que não estiverem de acordo com o disposto neste regulamento serão automaticamente desclassificados.

8. DOS RESULTADOS
O resultado do concurso, soberano e irrevogável, será divulgado no mural e no blog da escola (http://emdinarte.blogspot.com), no dia 02/10/2009 e os autores premiados serão notificados através de e-mail e/ou do seu professor. A escolha dos trabalhos vencedores será realizada pela Comissão Julgadora, que selecionará de acordo com os critérios estabelecidos no item 6.

9. DA COMISSÃO JULGADORA
A Comissão Julgadora será convidada pela escola, levando-se em conta a neutralidade em relação aos concorrentes. Ela será formada, preferencialmente, por pessoas da comunidade local com algum conhecimento das categorias do concurso, sem nenhum vínculo com os alunos participantes.

10. DA PREMIAÇÃO
O concurso premiará o 1º, o 2º e o 3º lugares de cada categoria. Os prêmios para as categorias Charge e Paródia serão: 1º lugar: um pendrive e uma medalha; 2º lugar: um livro e uma medalha; 3º lugar: um kit escolar e uma medalha; para a categoria Desenho serão: 1º lugar: um kit de pintura e uma medalha; 2º lugar: um livro e uma medalha; 3º lugar: um kit escolar e uma medalha.
A premiação será na escola, em dia a ser divulgado posteriormente.

DISPOSIÇÕES GERAIS
A) A inscrição no presente concurso implica em aceitação tácita dos termos deste Regulamento, bem como autoriza a publicação dos textos, sem nenhum ônus relativo a direitos autorais e de uso, por tempo indeterminado, do nome e imagem do autor para fins de promoção da Escola Municipal Dinarte Mariz e do seu blog.
B) Casos omissos neste regulamento serão analisados pela comissão organizadora.
C) Eventuais dúvidas, informações e/ou reclamações resultantes da má interpretação deste Regulamento, bem como sobre itens não previstos no mesmo, devem ser dirigidas à Comissão Organizadora do concurso via e-mail emdinarte@yahoo.com.br.
Mossoró, 19 de agosto de 2009.

Coordenação do Concurso:
Odete Batista da Costa Freire (gestora)
Maria do Socorro Souza (Professora do Laboratório de Informática)
Zoraneide Fernandes da Silva (Supervisora)
Auriana Dantas Xavier (Supervisora)

Nenhum comentário: