Data: 30/11/2013
Horário: 08:00 às 11:30h
Local: Escola Municipal Dinarte Mariz
Tema: Cuide agora, cuide sempre.
Responsáveis: Direção, Supervisão e Pessoal especializado
- Maria de Jesus S. Barbosa - Enfermeira e da U.S.B Antônio Camilo
- Claúdia Maria Marques - Aux. de Enfermagem da U.S.B Antônio Camilo
- Maira Aline Lima do Rêgo - Universitária UNP
- Karla Kandisse Costa Freire - Universitária UNP
O Outubro Rosa começou em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Entretanto, somente em 1997 as entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.
A enfermeira Maria de Jesus S. Barbosa avaliou o diagnóstico das mães dos alunos, funcionárias e mulheres da comunidade. Foram realizados o exame de toque de mama e de Papanicolau, para prevenção do câncer de mama e de colo de útero respectivamente. Se detectado no início o câncer de mama tem chances de cura de até 95%. Já o câncer no colo uterino precisa de tanto cuidado quanto o de mama. Atente para o seguinte:
Fazer autoexame;
Alimentação saudável;
Praticar atividades físicas;
Controle de peso;
Não fumar;
Evitar bebidas alcoólicas;
Evitar carne vermelha;
Ter filhos antes dos 35 anos;
Amamentar;
Realizar exames clínicos da mama até os 40 anos e mamografia a partir dos 40 anos.
O tratamento é muito variável dependendo do tipo do tumor e da fase em que ocorreu o diagnóstico. Devido aos diagnósticos cada vez mais precoces, as cirurgias são cada vez menos agressivas e muitas vezes a mama não precisa ser retirada.
Os principais fatores que aumentam o risco para o câncer do colo uterino são:
- Início precoce da atividade sexual;
- Múltiplos parceiros sexuais;
- Tabagismo;
- Má higiene íntima;
- Falta de realização de exames preventivos
- Multiparidade (vários partos);
- Uso de anticoncepcional oral;
- Presença de outras infecções transmitidas por via sexual (herpes genital, clamídea).
O tratamento das pacientes portadoras do câncer de colo de útero baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento a ser realizado depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão.
A obesidade é um fator de risco em diversos tipos de câncer, como o de intestino, de útero, além daquele que atinge a mama. A gordura em pessoas acima do peso faz com que o corpo produza mais hormônios como o estrogênio, que pode facilitar a disseminação de tumores.
O colesterol é "quebrado" pelo corpo em um subproduto chamado 27HC, que tem o mesmo efeito do estrogênio. Pesquisas feitas com camundongos por cientistas do Duke University Medical Centre, nos Estados Unidos, demonstraram que dietas ricas em colesterol e gordura aumentaram os níveis de 27HC no sangue, provocando tumores que eram 30% maiores, se comparados a animais que estavam com uma alimentação regular.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário