Juliana Jordânia (1) |
"A gente começou o projeto do Karatê, devido ao cunho pedagógico da modalidade. Pensando na indisciplina dos alunos. Antes tínhamos um índice de reprovação muito alto, que chegava aos 40%, provocado principalmente, pela indisciplina. O karatê foi fundamental para a mudança comportamental, já que a disciplina faz parte de suas regras básicas e os alunos têm aprendido com isso" comenta a diretora da Escola Municipal Dinarte Mariz, Odete Batista da Costa Freire ao caderno Domingo, do Jornal de Fato.
Devido a outros programas e atividades desenvolvidas como aulas de xadrez, futsal, dança e teatro o índice de aprovação de 60% em 2009 cresceu para 98,7% e a evasão escolar na unidade caiu para zero, contando com 100% dos alunos alfabetizados.
A Escola Municipal Dinarte Mariz atingiu média 2,4 no Ideb, já em 2011, o índice aumentou para 5,5, ficando acima da média nacional e da meta prevista para 2021.
"O que mais nos orgulha é ver esses meninos chegarem a competições como a nacional, e se destacarem entre atletas que têm todo aparato para estar ali, enquanto os nossos alunos mal têm seus kimonos. Vemos atletas que tem acompanhamento com nutricionista, vários equipamento para treino, e mesmo assim Juliana Jordânia conquistou o ouro, esses meninos trouxeram o bronze", enfatiza a diretora.
E as aulas de karatê que antes eram restritas apenas aos estudantes matriculados na Escola Municipal Dinarte Mariz, agora durante três dias da semana são abertas para moradores da comunidade.
Tudo começou porque durante os treinos ela percebeu que muitos jovens subiam o muro da escola para ficar assistindo às aulas. "Vendo isto, eu decidi convidá-los para descer do muro, entrar pelo portão principal, para participar dos treinos. A ideia deu certo e hoje temos um bom número de alunos de outras escolas e mesmo jovens que não estão mais em idade escolar. Também temos a participação de alguns pais que decidiram treinar conosco", afirma Odete Batista.
Foto do caderno Domingo do Jornal De Fato, com Juliana, Patrício e Aron |
Fonte: De Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário