10 de jun. de 2010

A imagem como ferramenta pedagógica: Oficina de Fotografia


Educar no mundo contemporâneo tem se constituído em desafio cada vez maior pela escola, seja pela rapidez e avanços na formas de produção de conhecimento, possibilitados pelas tecnologias, seja pelas transformações que isto vem provocando nos modos de (con)viver, de pensar, de aprender, de agir e interagir das pessoas, bem como no meio onde vive.
A escola não está alheia a essas mudanças, tampouco inconsciente da sua importância na educação formal que ela oferece. Por esta razão, a Escola Municipal Dinarte Mariz, buscando juntar o útil ao agradável, resolveu ofertar uma oficina de fotografia para seus alunos e professores, como uma das ações de um projeto da escola, financiado pela FAPERN: Doenças causadas pela contaminação das águas: o caso das comunidades urbanas ribeirinhas de Mossoró/RN, que aborda a questão da saúde e da poluição do meio ambiente.
Por que fotografia?
Fotografar é essencialmente a capacidade de criar imagens por meio da luz. Hoje em dia, o processo de captar, armazenar, imprimir e reproduzir imagens está bem mais acessível ao público em geral, inclusive aos alunos. Na internet, eles já criam, organizam e divulgam para o mundo inteiro seus álbuns de fotos. Outra ferramenta com a qual eles lidam cotidianamente é o celular com câmera fotográfica. Eles já tomaram consciência de que, via imagem, é possível contar suas histórias, expressar pensamentos, opiniões e sentimentos.
O evento, ocorrido nesse sábado, dia 15/05/2010, teve como objetivo principal sensibilizar educadores e educandos para o uso da fotografia como instrumento pedagógico. O ministrante, o fotógrafo profissional Fred Veras, dividiu a oficina em duas partes: em um primeiro momento, o oficineiro fez uma apresentação sobre a origem da fotografia, suas técnicas, as mudanças causadas pela digitalização da imagem e falou sobre seu trajeto profissional pessoal; em seguida, os participantes fizeram um caminhada até as margens do rio Apodi-Mossoró, registrando aspectos considerados relevantes para imortalizar, como o estado de poluição em que ele se encontra.
A socialização desse trabalho dar-se-á através de uma exposição na escola, com as melhores fotos tiradas durante a caminhada até o rio.



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