18 de jun. de 2009

Parceria Escola e Igreja: benefícios para a comunidade


























No dia 11/06/2009, a Escola Municipal Dinarte Mariz, em parceria com a Igreja do Nazareno, com sede no bairro Alto de São Manoel, ofereceu à comunidade local (pais, alunos, parentes, visitantes) uma manhã diferente e de grande utilidade pública, denominada Ação Social, com diversos tipos de atividades em prol da população local.
Esse acontecimento costumava ser realizado nas dependências da Igreja do Nazareno, mas devido à necessidade de atingir um público maior, a igreja viu a necessidade de buscar um espaço mais amplo, estabelecendo parceria, via conversa com a gestora Odete Freire, com a escola Dinarte Mariz, por esta estar localizada no seu entorno, atendendo a mesma comunidade. As atividades, todas gratuitas, abrangeram: lazer, bem-estar pessoal, saúde, assistência jurídica e imobiliária, entre outras, distribuídas nas salas de aula e áreas livres da escola. A polícia também esteve presente durante todo o evento, para evitar tumultos.
Na área da saúde, foram oferecidos exames de prevenção, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação (tétano e tríplice), aplicação de flúor, com distribuição de kits (creme dental e escova de dentes) e consultas com especialistas da área de clínica geral, psicologia, ginecologia e fonoaudiologia, em espaços privados. Em outro local, 4 advogados disponibilizaram assistência jurídica, com aconselhamento sobre divórcio, pensão alimentícia, direitos trabalhistas, herança e outros assuntos do interesse da comunidade.
O corretor de imóveis Jansen, dono da imobiliária Mobili, esclareceu dúvidas sobre diversos temas relativos a imóveis, desde direitos e deveres de aluguel até questões referentes à escritura pública e particular. Uma sala funcionou com jogos infantis, brincadeiras, contação de histórias, cantos, danças e teatro de fantoches. Em outro recinto, cinco cabeleireiros atenderam o público, com cortes de cabelo. Quem precisava de fotos 3x4 também saiu satisfeito, pois havia um fotográfo realizando este serviço. Houve também palestras sobre Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, Câncer de Colo e Violência.
Na quadra de esporte, foram montados 2 brinquedos de pula-pula, onde as crianças se entretiveram a manhã toda. Houve, ainda, um bazar com vendas, entre outras coisas, de roupas, calçados e bijouterias de segunda mão, tudo por um preço irrisório. Além disso, nas áreas livres da escola, foram distribuídos algodão doce, pipoca, confeitos, lancheiras e geladinhos para os visitantes.
Um dos membros da equipe de apoio da Igreja, Moacir Filho, explicou que o objetivo principal da Ação Social é “colocar em prática os valores pregados no Evangelho, entre eles, ajudar o próximo”. “Foram 200 pessoas trabalhando para organizar este projeto”, disse, ainda, Moacir. Segundo a assistente social Cristiane Nunes, também da equipe de apoio, a igreja contatou órgãos públicos e particulares e o comércio local para patrocinar o evento, com doação do material necessário ao desenvolvimento das diversas ações oferecidas. Quanto aos participantes (médicos, enfermeiros, fotográfos, cabeleireiros, assistentes sociais, advogados, agentes imobiliários, palestrantes), trabalharam voluntariamente, alguns como membros da igreja, outros como convidados.

Dia das Mães do Dinarte: notícia no Gazeta do Oeste!


O Dia das Mães no Dinarte Mariz também foi notícia no jornal Gazeta do Oeste. Ficamos felizes em ver o trabalho realizado na escola tornado público, o que pode servir para estimular outras escolas a seguirem o exemplo. Parabéns, equipe do Dinarte!

4 de jun. de 2009

Escola é destaque em site de abrangência internacional!!!!

A Rede de Agências de Notícias pelos Direitos da Infância, formada por entidades não governamentais, publicou em seu site reportagem sobre a capacitação para o uso das mídias, feita no Dinarte Mariz. Que chique! Vejam no link abaixo:

http://www.redandi.org/verPublicacao.php5?L=PT&idpais=5&id=8432

PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA: FESTEJANDO DIA DAS MÃES












A Escola Muncipal Dinarte Mariz evidenciou, mais uma vez, seu esforço em abrir as portas para a família e comunidade escolar onde está inserida, uma das metas da nova gestora, Odete Batista da Costa Freire.
Neste dia 30 de maio, a escola ofereceu uma celebração para todas as mães dos alunos, inclusive para as mães-alunas participantes do ProJovem. O evento foi um sucesso e contou com a participação de um número bastante alto de mães, número este bem maior do que em anos anteriores. Vieram prestigiar a data o presidente do Conselho Comunitário, Ricardo, também membro do Conselho da Escola, e a gerente executiva da educação de Mossoró, professora Ieda Maria Araújo Chaves Freitas, que aproveitou a ocasião para parabenizar a escola pela iniciativa.
A programação conteve diversas apresentações, realizadas pelos alunos, homenageando todas as mamães presentes (leitura de mensagens e poemas para as mães, coreografias, jograis etc.). Além disso, houve o sorteio de vários presentes, doados por membros e parceiros da instituição escolar. Um tecladista e um cantor, contratados pela escola, animaram o público participante.

16 de mai. de 2009

CONCURSO DE POESIA: Postagem de poemas

Olá!
Aqui você vai postar seu poema, depois que se inscrever e receber seu código.
Não se esqueça de que você não pode se identificar! Seu código será sua identificação para a Comissão Julgadora.
Desejamos boa sorte e sucesso!!!
Vamos começar?

Tarde de estudo no Dinarte Mariz






Refletir e discutir os problemas que afligem o processo ensino-aprendizagem e as relações interpessoais que dele fazem parte tem sido uma das preocupações da equipe gestora da Escola Municipal Dinarte Mariz.
Por esse motivo, hoje,dia 16/05/2009, Odete Freire e Zoraneide Fernandes promoveram uma tarde de estudos com os professores do 6º ao 9º ano desta instituição. Além de lerem algumas mensagens para reflexão, os docentes discutiram questões que estão dificultando a aprendizagem dos alunos, sugerindo possíveis alternativas para solucioná-las ou diminuí-las. A criação de normas foi uma delas. Fechando essa parte da pauta da tarde, foi lido o texto Professores e gestores previsíveis e os inovadores, de José Manoel Moran.
Na segunda parte da tarde, os educadores pensaram ações para serem incluídas no PDE da escola, relacionadas aos problemas por eles diagnosticados.

7 de mai. de 2009

CULMINÂNCIA DO PROJETO RIO APODI-MOSSORÓ






A senhora Odete Freire, diretora da Escola Municipal Dinarte Mariz, fez, na semana de 13 a 17/04/2009, a entrega de kits aos alunos participantes do PROJETO RIO APODI-MOSSORÓ: integridade ambiental a serviço de todos, executado por 114 educadores e 2100 alunos de 12 escolas da rede pública em parceria com a UERN. Este projeto, cuja finalidade foi promover a educação ambiental de professores e alunos do Ensino Findamental I, teve como objetivos principais:
• Estudar a história do Rio Apodi-Mossoró e os fatores de transformação e permanência ocorridas ao longo do tempo na paisagem;
• compreender a ação do homem diante das transformações do Rio Apodi-Mossoró;
• Ampliar a percepçaõ de Meio Ambiente, bem como a interdependência entre os elementos naturais e sociais que compõemo cenário do Rio Apodi-Mossoró;
• Compreender a importância da água para a existência da vida no planeta, reconhecendo a sua finitude e a necessidade de uma utilização mais racional pelo ser humano.
No decorrer do projeto, foram desenvolvidas diferentes atividades com e pelos alunos: a) pesquisas em livros e fotografias, sobre a história do Rio; b) entrevistas com moradores antigos da cidade e do entorno do Rio; elaboração de textos e cartazes sobre a história do Rio Apodi-Mossoró; exposição das atividades produzidas; dramatizações; visita ao Rio, com mapa anteriormente produzido na sala de aula; produção de um jornal do Meio Ambiente; caminhada ecológica; palestras; exibição de vídeos etc.
O Projeto culminou com a entrega de kits, uma bolsa de lona contendo uma cartilha do Meio Ambiente, com produções dos alunos durante o projeto, uma caneta, bloco de anotações e um boné.

ESCOLA É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO GAZETA DO OESTE

No dia 29/04/2009, o jornal Gazeta do Oeste, no seu caderno Escola, fez uma reportagem sobre as famosas “reuniões de pais” que as escolas costumam fazer. O Dinarte Mariz foi uma das fontes entrevistadas pelo jornalista Marcos Antonio, que publicou também fotos e reuniões de pais na referida instituição. Vejam a reportagem completa logo abaixo.


28 de abr. de 2009

Escola comemora Páscoa!






A Escola Municipal Dinarte Mariz comemorou, no dia 18/04/2008, a Páscoa com os alunos da Educação Infantil até o 5º ano. Os professores organizaram atividades voltadas à Pascoa, envolvendo o tema da Campanha da Fraternidade 2009: Fraternidade e Segurança Pública.
Cada sala fez uma apresentação: coreografias e canções de páscoa (Educação Infantil,1º ano, 2º ano); apresentações orais e cartazes sobre a simbologia e objetos relacionados à páscoa (3º ano; leituras e dramatizações (4º ano e 5º ano). Houve, ainda, a apresentação da música de Nando Cordel "Paz do Mundo".