24 de nov. de 2014
VI MOSTRA CULTURAL
A ESCOLA MUNICIPAL DINARTE MARIZ TEM A HONRA DE CONVIDÁ-LO(A) PARA PRESTIGIAR A VI MOSTRA CULTURAL, ABORDANDO O TEMA "APRENDENDO COM PARÁBOLAS".
DATA: 28/11/14
HORA: 18H
A ESCOLA MUNICIPAL DINARTE MARIZ
A Escola Municipal Dinarte Mariz, localizada na rua Dr. Pedro Ciarlini, nº 856, no grande Alto de São Manoel, CEP 59.625-100, na cidade de Mossoró/RN - Telefones: (84) 3315 5114/3316 2936, oferece a Educação Básica, dividida em Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, funcionando nos turnos matutino (das 07h às 11h20min e vespertino (das 13h às 17h20 min).
A escola funciona em um prédio municipal, dispõe de 08 salas de aula, uma sala multimídia, com computadores, TV e aparelho de DVD, secretaria, biblioteca, diretoria, arquivo, cozinha, 03 banheiros e área livre coberta. Funciona com os recursos provenientes do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), do PROMEM (Programa de Manutenção das Escolas Municipais) do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e do Programa Mais Educação.
A escola implantou, no ano de 2009 (dois mil e nove), o programa Mais Educação. Este, instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007, foi implementado com o apoio dos Ministérios da Educação, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). É uma estratégia do Governo Federal para implementar a educação em tempo integral, isto é, a ampliação da jornada escolar do aluno da rede pública, preenchida com atividades educativas, realizadas no contraturno, cujo objetivo é melhorar o rendimento do aluno e o aproveitamento do tempo escolar. Além disso, o programa procura reduzir a evasão, a reprovação e a distorção idade-série.
O programa, que atende 200 (duzentos) alunos, oferece atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer, que reforçam a vivência escolar e favorecem o desenvolvimento pleno dos jovens e crianças que frequentam a escola. As atividades têm a duração de 03 (três) horas e são oferecidas nos turnos matutino (três turmas) e verpertino (quatro turmas), sendo que o aluno que estuda normalmente no matutino ficará na escola até as 16 horas, podendo tomar banho e almoçar; já o aluno que estuda no vespertino virá para a escola às 8 horas, ficando até o fim do turno vespertino, as 17h20 min.
São Cinco as atividades ofertadas na Escola Municipal Dinarte Mariz: Esporte na Escola, Orientação de Estudo, Fanfarra, Rádio-Escola, Percussão. Elas são ministradas por um monitor e acompanhadas por um coordenador geral do programa na escola. O MEC disponibiliza recursos para a compra do material necessário ao desenvolvimento das atividades educativas, para a merenda, para adaptações extras durante a execução do programa e para ajuda de deslocamento e alimentação dos monitores, que são voluntários da comunidade local. No ano de 2011, a escola tornou-se parceira do programa Mais Educação - Segundo Tempo, recebendo um kit de material esportivo, que estimula a realização de diferentes atividades esportivas. Também faz parte do Programa Escola Aberta com atividades em: Cultura e Arte, Esporte lazer/recreação, Qualificação para o trabalho/geração de renda e Formação educativa complementar.
Além disso, a escola também participa do programa Ler para Saber Mais, do jornal local Gazeta do Oeste. Quanto a projetos, além do Projeto Meio Ambiente, a instituição ainda desenvolve ou é parceira em diversos projetos de extensão: 18 de Maio (Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes); Baú de Leitura; Jogos Educativos em Matemática; Víctor Civita; Faça Parte; CEMAD/UERN: A educação ambiental e a construção de saberes no exercício da cidadania na escola pública, do Programa Novos Talentos; UnP: Rede Social de Educação Ambiental; Polícia Militar: PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência etc. Fora isso, desenvolve outros projetos, alguns já concluídos, outros em andamento, abordando diversos temas, tais como: Passaporte para o mundo da leitura; Reciclando lixo; Combatendo a Indisciplina Escolar; Alimentação Sustentável:Uma alternativa educativa; A escassez da água; Conhecendo minha cidade suas belezas; No Mundo dos Contos de Fadas; IICarnamariz; Um estudo sobre a cultura do caju; Educação para o Trânsito: Trafegando nas vias com Segurança; Saúde na Escola: Cuidando de mim cuidando de você; Jornal na Sala de Aula: Ler para se manter informado; Copa do Mundo; Brasil a Caminho do Hexa; Aprendendo por meio de Parábolas; Combatendo o Bulling; Horta Escolar; entre outros.
A SME, instituiu, com a Lei nº 2.712/2010, o Programa de Alimentação Saudável no âmbito das Unidades Escolares da Rede Municipal, que veio se coadunar com as ações da escola, cuja preocupação com a alimentação saudável dos seus membros é comprovada através da realização de diferentes atividades, parte do projeto Alimentação Sustentável: uma alternativa educativa. Este projeto tem como objetivo principal promover, por meio da criação de uma horta escolar e outras ações, a conscientização ambiental e a re-educação alimentar dos membros da escola, cujos reflexos se tornem visíveis na mudança de hábitos alimentares, no respeito e na conservação do Meio Ambiente, melhorando a qualidade de vida da comunidade escolar e local, especialmente em setores como alimentação e saúde. A escola também desenvolve diferentes atividades relativas ao tema Bullying, defendido na LM municipal nº 2.712/2010, por acreditar ser o espaço escolar um ambiente aberto a todos, independente de raça, religião, gênero etc.
A instituição escolar sempre esteve e está presente junto à comunidade, prestando serviço, especialmente nos momentos de dificuldades provocados por fatores naturais, como as várias enchentes que tem assolado a cidade nos últimos anos. Por estar localizada às margens do Rio Apodi-Mossoró, sua clientela sofre as consequências desastrosas do excesso de chuvas no período invernoso, tendo muitas vezes que abandonar suas casas, juntamente com a família, e se deslocar temporariamente para a escola.
Além disso, a escola também se destaca na obtenção de prêmios culturais e pedagógicos oferecidos por instituições sociais diversas, como o segundo lugar no Prêmio Escola de Qualidade - edição 2011 e 2012; a Sala Verde (2006), prêmio oferecido pela Gerência do Meio Ambiente ao NEA (Núcleo de Educação Ambiental) que desenvolvesse mais ações voltadas à defesa e proteção do Meio Ambiente; concursos de redação, organizados pelo Ministério Público e Petrobrás (2007); concurso de melhor frase e de redação, do Projeto Ler para Saber Mais do Jornal Gazeta do Oeste (2008; 2009); segundo lugar no concurso Quadrilha Escolar (2010; 2011); concurso de Xadrez (2011-2012-2013 – 2014-JEMs e JERNs). Campeonato de Karatê – 2012, 2013, 2014; Concurso de Reportagem Estudantil – 2013-2014 (Jornal Gazeta do Oeste). A Escola também promove caminhada ecológica com os temas: Lixo, Dengue, Rio Mossoró etc, faz coleta seletiva na comunidade, promove o 18 de Maio ( Dia de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes), bem como oferece aulas de Robótica numa parceria com a UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Assinar:
Postagens (Atom)