29 de dez. de 2014
APROVAÇÃO DOS ALUNOS KARATECAS NO EXAME DE FAIXA
Alunos karatecas da Escola Municipal Dinarte Mariz encerram o ano letivo em alto estilo, todos aprovados no exame de faixa. Destacamos o trabalho do competente Sensei Marcos Felipe que com comprometimento treina os alunos,destacando também as parcerias Academia Shotokan Karatê-Dô(ASKAD),Escola e Família.
2 de dez. de 2014
RESULTADO OFICIAL DA 2ª ETAPA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
A ESCOLA MUNICIPAL DINARTE MARIZ SE DESTACOU COM DOIS ALUNOS PREMIADOS E QUE RECEBERÃO CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA: NÍVEL I - JUHAN DEFFREN MESSIAS DE FREITAS (6° ANO) E GEOVANNA GABRIELLY RIBEIRO DA SILVA (9º ANO).
PARABÉNS AOS NOSSOS ALUNOS, ESPECIALMENTE AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, JOÃO PAULO GONDIM DE AQUINO, PELO EXCELENTE TRABALHO QUE OBTEVE UM DESEMPENHO BRILHANTE!
"A OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) É UMA ATIVIDADE DO INSTITUTO NACIONAL DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA (IMPA). PROMOVIDA COM RECURSOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (MCTI). COM APOIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA (SBM), A OLÍMPIADA FOI CRIADA EM 2005 COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR O ESTUDO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E REVELAR TALENTOS." ÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS.
24 de nov. de 2014
VI MOSTRA CULTURAL
A ESCOLA MUNICIPAL DINARTE MARIZ
A Escola Municipal Dinarte Mariz, localizada na rua Dr. Pedro Ciarlini, nº 856, no grande Alto de São Manoel, CEP 59.625-100, na cidade de Mossoró/RN - Telefones: (84) 3315 5114/3316 2936, oferece a Educação Básica, dividida em Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, funcionando nos turnos matutino (das 07h às 11h20min e vespertino (das 13h às 17h20 min).
A escola funciona em um prédio municipal, dispõe de 08 salas de aula, uma sala multimídia, com computadores, TV e aparelho de DVD, secretaria, biblioteca, diretoria, arquivo, cozinha, 03 banheiros e área livre coberta. Funciona com os recursos provenientes do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), do PROMEM (Programa de Manutenção das Escolas Municipais) do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e do Programa Mais Educação.
A escola implantou, no ano de 2009 (dois mil e nove), o programa Mais Educação. Este, instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007, foi implementado com o apoio dos Ministérios da Educação, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). É uma estratégia do Governo Federal para implementar a educação em tempo integral, isto é, a ampliação da jornada escolar do aluno da rede pública, preenchida com atividades educativas, realizadas no contraturno, cujo objetivo é melhorar o rendimento do aluno e o aproveitamento do tempo escolar. Além disso, o programa procura reduzir a evasão, a reprovação e a distorção idade-série.
O programa, que atende 200 (duzentos) alunos, oferece atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer, que reforçam a vivência escolar e favorecem o desenvolvimento pleno dos jovens e crianças que frequentam a escola. As atividades têm a duração de 03 (três) horas e são oferecidas nos turnos matutino (três turmas) e verpertino (quatro turmas), sendo que o aluno que estuda normalmente no matutino ficará na escola até as 16 horas, podendo tomar banho e almoçar; já o aluno que estuda no vespertino virá para a escola às 8 horas, ficando até o fim do turno vespertino, as 17h20 min.
São Cinco as atividades ofertadas na Escola Municipal Dinarte Mariz: Esporte na Escola, Orientação de Estudo, Fanfarra, Rádio-Escola, Percussão. Elas são ministradas por um monitor e acompanhadas por um coordenador geral do programa na escola. O MEC disponibiliza recursos para a compra do material necessário ao desenvolvimento das atividades educativas, para a merenda, para adaptações extras durante a execução do programa e para ajuda de deslocamento e alimentação dos monitores, que são voluntários da comunidade local. No ano de 2011, a escola tornou-se parceira do programa Mais Educação - Segundo Tempo, recebendo um kit de material esportivo, que estimula a realização de diferentes atividades esportivas. Também faz parte do Programa Escola Aberta com atividades em: Cultura e Arte, Esporte lazer/recreação, Qualificação para o trabalho/geração de renda e Formação educativa complementar.
Além disso, a escola também participa do programa Ler para Saber Mais, do jornal local Gazeta do Oeste. Quanto a projetos, além do Projeto Meio Ambiente, a instituição ainda desenvolve ou é parceira em diversos projetos de extensão: 18 de Maio (Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes); Baú de Leitura; Jogos Educativos em Matemática; Víctor Civita; Faça Parte; CEMAD/UERN: A educação ambiental e a construção de saberes no exercício da cidadania na escola pública, do Programa Novos Talentos; UnP: Rede Social de Educação Ambiental; Polícia Militar: PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência etc. Fora isso, desenvolve outros projetos, alguns já concluídos, outros em andamento, abordando diversos temas, tais como: Passaporte para o mundo da leitura; Reciclando lixo; Combatendo a Indisciplina Escolar; Alimentação Sustentável:Uma alternativa educativa; A escassez da água; Conhecendo minha cidade suas belezas; No Mundo dos Contos de Fadas; IICarnamariz; Um estudo sobre a cultura do caju; Educação para o Trânsito: Trafegando nas vias com Segurança; Saúde na Escola: Cuidando de mim cuidando de você; Jornal na Sala de Aula: Ler para se manter informado; Copa do Mundo; Brasil a Caminho do Hexa; Aprendendo por meio de Parábolas; Combatendo o Bulling; Horta Escolar; entre outros.
A SME, instituiu, com a Lei nº 2.712/2010, o Programa de Alimentação Saudável no âmbito das Unidades Escolares da Rede Municipal, que veio se coadunar com as ações da escola, cuja preocupação com a alimentação saudável dos seus membros é comprovada através da realização de diferentes atividades, parte do projeto Alimentação Sustentável: uma alternativa educativa. Este projeto tem como objetivo principal promover, por meio da criação de uma horta escolar e outras ações, a conscientização ambiental e a re-educação alimentar dos membros da escola, cujos reflexos se tornem visíveis na mudança de hábitos alimentares, no respeito e na conservação do Meio Ambiente, melhorando a qualidade de vida da comunidade escolar e local, especialmente em setores como alimentação e saúde. A escola também desenvolve diferentes atividades relativas ao tema Bullying, defendido na LM municipal nº 2.712/2010, por acreditar ser o espaço escolar um ambiente aberto a todos, independente de raça, religião, gênero etc.
A instituição escolar sempre esteve e está presente junto à comunidade, prestando serviço, especialmente nos momentos de dificuldades provocados por fatores naturais, como as várias enchentes que tem assolado a cidade nos últimos anos. Por estar localizada às margens do Rio Apodi-Mossoró, sua clientela sofre as consequências desastrosas do excesso de chuvas no período invernoso, tendo muitas vezes que abandonar suas casas, juntamente com a família, e se deslocar temporariamente para a escola.
Além disso, a escola também se destaca na obtenção de prêmios culturais e pedagógicos oferecidos por instituições sociais diversas, como o segundo lugar no Prêmio Escola de Qualidade - edição 2011 e 2012; a Sala Verde (2006), prêmio oferecido pela Gerência do Meio Ambiente ao NEA (Núcleo de Educação Ambiental) que desenvolvesse mais ações voltadas à defesa e proteção do Meio Ambiente; concursos de redação, organizados pelo Ministério Público e Petrobrás (2007); concurso de melhor frase e de redação, do Projeto Ler para Saber Mais do Jornal Gazeta do Oeste (2008; 2009); segundo lugar no concurso Quadrilha Escolar (2010; 2011); concurso de Xadrez (2011-2012-2013 – 2014-JEMs e JERNs). Campeonato de Karatê – 2012, 2013, 2014; Concurso de Reportagem Estudantil – 2013-2014 (Jornal Gazeta do Oeste). A Escola também promove caminhada ecológica com os temas: Lixo, Dengue, Rio Mossoró etc, faz coleta seletiva na comunidade, promove o 18 de Maio ( Dia de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes), bem como oferece aulas de Robótica numa parceria com a UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
19 de nov. de 2014
28 de jul. de 2014
Comemoração do Dia dos Avós
Homenagear nossos avós é lembrar de série de valores passados por eles, aos nossos pais, e a nós. Beleza, animação e muitas histórias foram compartilhadas neste dia.
Assinar:
Postagens (Atom)