Equipe da E.M. Dinarte Mariz quase consegue passar para a final, não fosse problema técnico
Equipe da escola quase consegue passar para a final, não fosse problema técnico
A Escola Municipal Senador Dinarte Mariz está dando o que falar. Aliás, está sendo muito bem vista pelos projetos que estão sendo desenvolvidos na instituição. Entre os projetos, está a participação de uma equipe de alunos na Olimpíada Brasileira de Robótica, disputada a sua etapa regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, nos dias 17 e 18 de agosto.
De acordo com a diretora da instituição, Odete Freite, a equipe se saiu muito bem, cumprindo duas das três etapas da olimpíada. Para ela, foi uma oportunidade ímpar na vida desses alunos, pois são poucos que conseguem chegar até onde eles chegaram.
De Mossoró, foram equipes de três escolas municipais, sendo as outras duas da Escola Municipal Rotary e da Escola Municipal Marineide Pereira. Nenhuma conseguiu classificação para a fase final da olimpíada.
Para a estudante Hedanielly Cristine de Morais Silva, que participou da equipe, foi muito boa a participação da equipe. "Criamos um robô que teria que passar por alguns obstáculos e identificar a vítima. Na última bateria, o robô não funcionou como deveria. Aí fomos desclassificados.", disse a estudante.
Foram 3 meses de treino e para montagem da máquina, recebendo orientações de 3 monitores da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).
A equipe criou o modelo e programou os movimentos do robô. Para criá-lo a turma observou outros modelos e foi montando o que melhor se encaixava para o grupo. "A experiência foi boa. Não foi o resultado desejado, mas estamos felizes por termos chegado tão longe", disse a estudante.
O estudante Glauber França, que também participou da equipe, já tem experiência com eletrônica, o que o ajudou a montar a máquina. "Eu ajudo meu tio. Achei a experiência boa. Eu sonhava em produzir algo assim, e agora veio a oportunidade", disse.
Fonte: Gazeta do Oeste