A escola comemorou, como faz anualmente, o Dia da Criança, com uma série de atividades e brincadeiras, divididas em dois dias, 13 e 14 de outubro. No dia 13, houve competição, hora do picolé, lanche e bingo. No dia 14/10, foi a vez de diversas oficinas: maquiagem, pintura, dobraduras, jogos e brincadeiras. Houve, ainda, a sala Cinema, com filmes infantis famosos e distribuição de pipocas e o lanche surpresa. A equipe do Mais Educação, juntamente com os professores, entretiveram os alunos durante as duas manhãs.
Foi super divertido e as crianças adoraram!24 de out. de 2011
Reciclagem é tema de palestra na escola
A escola reuniu, no dia 20/09/2011, todos os seus professores, funcionários e alunos para participar da palestra Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar. Os palestrantes foram o professor Ismael Fernandes de Melo, técnico do CEMAD - Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido - e Josefa Avelino da Silva, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável - ACREVI, que abordaram a importância de se reaproveitar o lixo, garantindo um meio ambiente mais saudável e uma consequente melhoria na qualidade de vida da população.
A palestra ocorreu às 15 horas, na escola. Vejam alguns registros!
23 de out. de 2011
Computador e outras tecnologias a serviço da aprendizagem...
O computador, como todos sabem, tem inúmeras vantagens: comunicação instantânea, escrita e edição de textos, planilhas, apresentações, gravação e edição de vídeos e imagens etc. Na escola, ele também tem sido usado de modo a dinamizar o processo ensino-aprendizagem.
Na pesquisa ou na prática de conteúdos trabalhados na sala, através dos programas educativos instalados nos computadores do laboratório da escola ou de softwares disponíveis na rede, os professores vêm tentando integrar essa rica ferramenta na sua prática pedagógica cotidiana. Desde jogos com ortografia, alfabetização, operações matemáticas, produção textual, leitura e interpretação de textos, até a criação de slides para a apresentação de alguns temas. Como vemos, há diversas maneiras de tornar as aulas mais interessantes. O projetor multimídia também vem ajudando bastante a tornar a aula mais atraente para os alunos. A mescla de texto, imagem e som torna as aulas mais dinâmicas e interessantes, motivando o aluno a permanecer atento.
A turma de Auxiliadora, professora do segundo ano do Ensino Fundamental, e a turma do 7 ano "A", com a professora de Língua Portuguesa, Socorro Souza, no laboratório de informática da escola podem ser vistos abaixo. Uma aula do professor Francisco Soares, do quinto ano do Ens. Fundamental, fazendo uso do projetor multimídia também pode foi registrada.
Aulão de Matemática
Com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina Matemática e, ao mesmo tempo, prepará-los para a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática, a professora de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental dessa disciplina, Mirley Andrade, ofereceu um aulão no dia 06/08/2011, durante todo o sábado. Os alunos participantes ficaram bastante entusiasmados, conforme podemos ver nas fotos abaixo. Ótima iniciativa, professora Mirley!
Escola e família: palestra sobre saúde
A E. M. Dinarte Mariz ofertou aos pais dos alunos da instituição, no dia 12/09/2011, às 15h, uma palestra com o tema Esquistossomose. A palestra, ministrada por Sandro, teve como objetivo promover a conscientização dos pais acerca da esquistossomose, informando sobre sua propagação, sintomas e formas de prevenção.
16 de out. de 2011
Escola estabelece parceria para abordar Meio Ambiente e Cidadania
Meio Ambiente é atualmente um tema bastante em voga em todos os setores da sociedade. Isso devido à necessidade de se repensar o modo como o homem vem agindo em relação à natureza e seus recursos e as consequências dessa ação, agora e no futuro. Na escola, sua discussão, voltada para a reflexão e formação, além de ser necessária, é imprescindível.
Por isso, a E. M. Dinarte Mariz vem buscando desenvolver diferentes atividades direcionadas ao meio ambiente, objetivando promover a conscientização ambiental de toda a comunidade escolar. Uma dessas ações é a parceria estabelecida com o Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-Árido da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CEMAD/UERN), através do projeto A educação ambiental e a construção de saberes no exercício da cidadania na escola pública, coordenado pelo Profº. Dr. Ramiro Camacho. Este projeto faz parte do programa Novos Talentos, financiado pela CAPES, e objetiva capacitar estudantes e professores das escolas públicas de Mossoró, localizadas ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, para a educação ambiental, fazendo-os multiplicar os conhecimentos construídos em seu entorno.
Participam do projeto professores, técnicos e alunos da UERN. A parceria dá-se com várias escolas públicas de Mossoró e o projeto desenvolve diversas atividades, tais como oficinas e visitas a áreas de preservação do semi-árido. Segundo o Profº. Dr. Ramiro, ao todo são ofertadas 9 oficinas. Algumas delas foram realizadas na escola neste sábado, dia 08/10/2011, por 12 participantes do projeto: oficinas para alunos, ministradas por estagiários da UERN, e para professores, ministradas pelos docentes da UERN. Na programação das oficinas, foram proferidas 3 palestras: a) “Biodiversidade: usos e conservação do RN”, com o Profº. Dr. Ramiro Camacho; b) “Educação Ambiental”, com o aluno do curso de Gestão Ambiental Joílson Marques; e c) História do rio Apodi-Mossoró, com o Profº. Ismael Fernandes de Melo. O que se espera é que os professores, depois de capacitados, possam desenvolver atividades interdisciplinares em sala de aula sobre a questão ambiental. Nas oficinas para os alunos, além das palestras, proferidas pelos oficineiros, os alunos também confeccionaram cartazes sobre a fauna e a flora do RN. O encerramento foi feito com música e entrega de certificados para os participantes.
No dia 22/10/2011, os participantes do projeto visitarão a Ponta do Tubarão em Macau.
Vejam algumas fotos do evento!
Jornal da escola é exposto no II Seminário Ler para Saber Mais
No dia 7 de outubro, a escola expôs seu jornal EducAção no II Seminário Ler para Saber Mais, promovido pelo jornal Gazeta do Oeste através do programa Ler para Saber Mais. O evento foi realizado no auditório do Hotel Villa Oeste durante todo o dia e teve como tema "Educação, leitura e cidadania: a busca pelo reencantamento".
Os palestrantes do seminário foram: Cristiane Parente, educomunicadora e jornalista Amiga da Criança, formada em Jornalismo pela UFC, Máster em Comunicação e Educação pela Faculdade de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona e mestranda em Educação e Comunicação pela Faculdade de Educação da UnB, com o tema “Jornal e educação: da leitura à cidadania”; José de Castro, professor, jornalista, escritor e membro da Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA/RN, com o tema “A literatura infantil nas séries iniciais”; e Jorge Trevisol, doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre, psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor, com o tema “Educação, afeto e interioridade: uma pedagogia do autocuidado”.
Os alunos da escola Willamy e Hedanielly, do 7º ano "A" foram os expositores. Tanto a 1 como a 2 edição do jornal da escola - EducAção - estiveram expostos e disponíveis para os mais de 200 educadores presentes no seminário. Da escola, participaram a gestora Odete Freire e os professores Solange, Socorro Souza, Zoraneide, Josué, Mirley e Eliete, para quem o seminário foi um absoluto sucesso!
Confiram alguns registros!
Escola lança 2ª edicão do seu jornal EducAção!
Saiu neste dia 07/10/2011, a 2ª edição do EducAção, o jornal escolar desta instituição. Sob a organização dos professores Josué Damasceno e Socorro Souza, os alunos são estimulados a produzir usando diferentes gêneros textuais: classificados, curtas, entrevistas, reportagens, pesquisas etc.
Vejam abaixo como ficou nosso informativo!
Página 1 |
Página 2 |
Página 3 |
Página 4 |
Escola no I Festival do Talento Infantil
Duas turmas da escola - Educação Infantil I e II, participaram nesta segunda-feira, dia 10/10/2011, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, do I Festival do Talento Infantil para o Meio Ambiente. Na ocasião, as turmas, formando 2 grupos, apresentaram coreografias com os temas "O planeta Terra" e "Os animais".
Organizado pela Prefeitura de Mossoró, através das Gerências da Gestão Ambiental e da Educação, com apoio do Curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o evento contou com várias atividades lúdicas: dança, música, teatro, jogral etc., todas dentro da temática ambiental. Teve como participantes alunos de 28 Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas municipais.
O principal objetivo do festival era sensibilizar e educar, de forma lúdica e prazerosa, a comunidade mossoroense, fortalecendo, ao mesmo tempo, o comportamento ambientalmente correto, desde os primeiros anos da vida educacional, e visando à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.Além disso, buscou socializar trabalhos educativos na área da preservação ambiental, realizados pelas unidades educativas do município.
Boa ação, professoras Aldenora, Vera e Iara! Valeu, alunos e alunas!
Organizado pela Prefeitura de Mossoró, através das Gerências da Gestão Ambiental e da Educação, com apoio do Curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o evento contou com várias atividades lúdicas: dança, música, teatro, jogral etc., todas dentro da temática ambiental. Teve como participantes alunos de 28 Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas municipais.
O principal objetivo do festival era sensibilizar e educar, de forma lúdica e prazerosa, a comunidade mossoroense, fortalecendo, ao mesmo tempo, o comportamento ambientalmente correto, desde os primeiros anos da vida educacional, e visando à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.Além disso, buscou socializar trabalhos educativos na área da preservação ambiental, realizados pelas unidades educativas do município.
Boa ação, professoras Aldenora, Vera e Iara! Valeu, alunos e alunas!
Escola participa do Cortejo da Liberdade
32 Alunos da escola, sob a responsabilidade da professora Vilma, de Educação Física, participaram do Cortejo da Liberdade, ocorrido no dia 3o de setembro, das 19 às 22 horas, na Avenida Alberto Maranhão.
O Cortejo, organizado pela Gerência Municipal da Cultura de Mossoró, contou com um desfile cívico-militar e um desfile cultural. Esse ano, o tema do cortejo foi a História da Abolição da Escravatura.
O amor à pátria ainda é importante. Parabéns, participantes!
Homenagem aos nossos professores!
Verdades da Profissão de Professor
Paulo Freire
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados.
Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
14 de out. de 2011
Alunos visitam horta escolar do CREE-MOS
Com o objetivo de conhecer a horta escolar do Centro Regional de Educação Especial de Mossoró - CREE-MOS, alunos, professores, funcionários e a gestora da E. M. Dinarte Mariz fizeram uma visita a este centro educativo, no dia 20/09/2011
A escola foi recepcionada pela equipe do CREE-MOS e por dois alunos da UFERSA - Ana Catarina e Elias - que, às terças, vêm ao centro ministrar aula para os alunos. Depois de uma esclarecedora explicação sobre a origem da horta, tipos de plantas existentes e seu uso, os alunos passearam entre as diferentes plantas, observando a aparência e as fases de crescimento de cada uma.
A presença de uma horta na escola traz inúmeros benefícios para o processo ensino-aprendizagem. Além de servir para desenvolver valores como responsabilidade, respeito pelo meio ambiente, cooperação, através do trabalho em grupo, a horta também ajuda na construção de conteúdos das Ciências Físicas e Biológicas, tais como: valor nutritivo dos alimentos, solo, água, plantas, técnicas de cultura orgânica, saúde etc.
Os alunos da E. M. Dinarte Mariz estiveram bastante entusiasmados durante a visita, acompanhando atentamente tudo o que era explicado e mostrado. Até merenda os alunos receberam! A visita foi, assim, super positiva. Agora, é esperar para aplicar o que foi aprendido para reavivar a horta da nossa escola.
Assinar:
Postagens (Atom)