30 de set. de 2009

Escola relembra tradições culturais através do Festival do Folclore!

No mês de agosto, as escolas dirigem sua atenção ao folclore. Como não podia deixar de ser, a Escola Municipal Dinarte Mariz também resolveu comemorar essa data, produzindo e executando um projeto coletivo sobre o folclore brasileiro.
Tendo como objetivo resgatar tradições e elementos da cultura popular brasileira, em especial a regional, os professores e os alunos desenvolveram várias atividades ao longo do mês, que culminaram com um evento realizado no sábado, dia 29/08, na sede da escola.
Com a presença de toda a comunidade escolar (inclusive pais e convidados), o evento contou com diversas atividades, tais como: exposição, nas salas, de ervas medicinais e de comidas típicas das diferentes regiões do Brasil; distribuição de chás; apresentação de danças e músicas folclóricas (Coco, Araruna, Parangolé), bem como de cantigas, parlendas e provérbios; dramatização de lendas e mitos do folclore brasileiro; interação dos alunos com o público, via adivinhações e trava-línguas; mostra de artesanato e de cordel; cartazes com informações sobre o folclore (conceito, características por região etc.).
Os alunos mostraram bastante interesse, tanto durante a pesquisa e o estudo nas salas de aula, como na divulgação das atividades, o que confirma a ideia de que ligar a escola à vida real do aprendente só traz benefícios para o processo ensino-aprendizagem.

Gestora ataca Influenza A através de palestras!

A gripe A Influenza A, causada pelo vírus A (H1N1), é uma doença respiratória aguda, cuja cuja transmissão dá-se de pessoa a pessoa, principalmente através da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534).
Vem atingindo vários países do mundo, inclusive o Brasil. A região Sul tem sido a mais afetada até agora. Com sintomas e contágio parecidos com os da gripe comum, a Influenza A tem preocupado a população mundial. O Ministério da Saúde, no portal acima, oferece uma série de cuidados que se deve ter, disponibilizando até mesmo um DISQUE SAÚDE (0800 61 1997), para tratar de questões relativas à gripe.
Além deste site do Ministério da Saúde, há diversos endereços na net abordando o tema e informando a população. Um desses é o Portal Influenza A (H1N1), cujo acesso dá-se através da página http://h1n1.influenza.bvsalud.org/php/index.php?lang=pt. Ele oferece diversas endereços de Twitters, blogs, objetos de aprendizagem e vídeos que trazem o tema.
A gestora da escola, preocupada com o crescimento da doença, resolveu ajudar na conscientização dos cuidados para evitá-la, proferindo palestras informativas para todos os membros da escola e para as famílias dos alunos. Além disso, reuniu-se com toda a equipe de apoio, para estabelecer regras de higiene a serem adotadas no espaço escolar. São atitudes assim que precisamos assumir em nossas escolas. Parabéns, Odete!






Evento de concessão de bolsas para projeto da escola!

No dia 17/09, houve o evento de socialização das concessões de bolsas para pesquisa, pela FAPERN - Fundação de Apoio à Pesquisa do RN, em Natal. A escola esteve representada pela sua gestora, Odete Freire e pela coordenadora do projeto "Doenças causadas pela contaminação das águas: o caso das comunidades urbanas ribeirinhas de Mossoró/RN", a professora Socorro Souza.









Escola Municipal Dinarte Mariz tem projeto selecionado pela FAPERN

Escola Dinarte Mariz tem projeto selecionado pela FAPERN


A escola Dinarte Mariz, preocupada com a formação integral dos seus aprendentes, vem adotando, como prática pedagógica, o trabalho por projetos. Percebendo o potencial dessa estratégia na construção da aprendizagem, a escola acredita que os projetos possibilitam o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes essenciais à convivência social atual, tais como: autonomia; responsabilidade; diálogo; criatividade; cooperação; construção e reconstrução de conceitos etc.. Nos projetos, o aluno interage com o conhecimento, transforma-o, critica-o, reflete sobre ele e sobre o seu próprio aprender, aplica-o à sua realidade cotidiana, tornando-se seu autor, exercendo, assim, sua cidadania na escola, na própria aprendizagem e, como consequência, na própria vida.
Por essa razão, a escola concorreu, junto com outras escolas municipais e estaduais a uma seleção de projetos, parte do programa Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio Grande do Norte - Eventos e Feiras, promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN, sendo contemplada com apoio financeiro para desenvolver as ações propostas em um dos projetos realizados na escola - Doenças causadas pela contaminação das águas: o caso das comunidades urbanas ribeirinhas de Mossoró/RN.
Conforme edital da FAPERN, a iniciativa busca, entre outras coisas, estimular e realizar feiras de ciências, popularizando a Ciência e a Tecnologia e, ao mesmo tempo, tornando mais democrática a informação sobre a produção do conhecimento no RN. Em Mossoró, apenas duas escolas municipais, entre as concorrentes, conseguiram a aprovação dos projetos.
Com esse projeto, a escola procura educar e conscientizar a comunidade escolar e local, tendo em vista sua proximidade com o rio Apodi/Mossoró e as situações de enchente vividas durante o período de inverno, oferecendo informações, para que ela reconheça as principais doenças provocadas pela água contaminada do rio, evitando-as. O projeto, que envolve toda a escola, constitui-se de várias ações, entre as quais: formação de um grupo de alunos-multiplicadores; palestras; oficinas (pintura, epidemiologia e fotografia); caminhada ecológica; blitz educativa; pesquisas; exibição de vídeos; realização de dramatizações; elaboração e confecção de materiais educativos (panfletos, cartazes, cartilhas etc.); aplicação de questionário na comunidade; concurso de redação; coleta seletiva; visita aos postos de saúde da comunidade, entre outras.
Nos dias 11 e 18/09, nos turnos matutino e vespertino, respectivamente, a escola promoveu uma palestra com o professor da UnP e da Faculdade de Medicina da UERN, Fausto Pierdoná Guzen, que já desenvolve uma pesquisa sobre o tema “Doenças causadas pelas águas contaminadas do rio Apodi/Mossoró”. Thiago Silveira, responsável pela dinamização da Sala Verde e de ações voltadas ao Meio Ambiente, foi quem ajudou na organização da palestra.
No dia 17/09, houve o evento de socialização das concessões, pela FAPERN, em Natal. A escola esteve representada pela sua gestora, Odete Freire e pela coordenadora do projeto, a professora Socorro Souza. Abaixo slides com fotos da palestra.